No Mercado Municipal e cafés

Curitiba capital do Café com Pão! Cidade será sede de evento de escola nacional

Prefeito Rafael Greca, na padaria especializada em fermentação natural e laboratório de cafés, no Lucca Café, em Curitiba. Foto: Ricardo Marajó/SMCS

Curitiba será, na próxima primavera, a capital da Escola Nacional Café com Pão. O evento acontecerá logo após a Semana da Pátria, no Mercado Municipal e nos cafés da cidade, e foi o assunto da visita do prefeito Rafael Greca, na segunda-feira (25), à padaria especializada em produtos de fermentação natural e ao laboratório de cafés que funcionam junto ao Lucca Café, no Batel.

LEIA TAMBÉM:

>> Queijo do Paraná é escolhido o melhor do Brasil em concurso com produtos artesanais

>> 2º Festival do Torresmo tem preço fixo de R$ 15; quatro toneladas de porco devem ser consumidas

“Mais que mostrar a altíssima qualidade da torra e dos cafés servidos em Curitiba, acompanhados de pães primorosos, esse congresso representará um novo horizonte para a geração de renda e formação de gente especializada e requisitada pelo mercado. Isso é importante porque multiplica a oportunidade de as pessoas criarem os seus próprios empregos”, disse Greca.

O evento será uma parceria dos cafés da cidade com a Secretaria Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (SMSAN).

No local, Greca conheceu as unidades produtivas da bebida e degustou algumas das especialidades preparadas pelo barista e instrutor João Vítor Alves Mingorance. Lá também funciona oficina para ensinar o preparo dos pães artesanais.

Alunos e parceiros homenageados

O San Francisco Baking Institute Brasil, responsável pela produção dos pães que chegam às mesas do Lucca Café, também é parceiro do Mesa Solidária, programa de segurança alimentar da Prefeitura. A instituição ofereceu vagas de formação às entidades que servem as refeições do programa.

Nesta terça-feira (25), os alunos inscritos na parceria receberam certificados de participação entregues pelo prefeito. Foram agraciados Ilana Coutinho de Alencar, da entidade Revolução é o Amor; Mathielli Canezin e Ana Claudia Schwab, da Ação entre Amigos Jabra; e Amarilis Thomaz Mattei, da SMSAN. Os pães produzidos pelos alunos são doados para o Banco de Alimentos de Curitiba e direcionados para o Mesa Solidária. Na oportunidade Greca também homenageou os parceiros Eduardo Freire Feliz, do San Francisco Baking Institute Brasil; e Georgia Franco de Souza, do Lucca Café.

“Foi uma grata oportunidade muito produtiva em que recordamos dois grandes paranaenses que foram entusiastas: Romário Martins, que também foi secretário da agricultura no início do século 20, e o genial curitibano criador do MON, Alexandre Fontana Beltrão, que durante 20 anos foi presidente da Organização Mundial do Comércio”, disse Greca.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna