Bandeira amarela

Curitiba autoriza eventos com até 50% da capacidade; veja as regras do novo decreto

Ópera de Arame, em Curitiba. Foto: Divulgação

Os eventos para até 1 mil pessoas com 50% da capacidade de atendimento estão permitidos em Curitiba a partir deste sábado (7). É o que estabelece o novo decreto 1490 de bandeira amarela de atenção para o contágio do coronavírus na cidade.

Segundo a prefeitura, o novo decreto que tem duração de 14 dias e vale até o dia 21 de novembro, abrange estabelecimentos de entretenimento em espaços fechados, como circos, teatros, cinemas e museus, além de, casas de festas, buffets e estabelecimentos destinados a feiras técnicas, congressos e convenções.

LEIA MAIS – Médico que festejava início da carreira morre queimado após acidente em bar de Curitiba

Conforme o documento publicado no final da tarde desta sexta (6), a prefeitura segue o entendimento do governo do Paraná que liberou a realização de eventos com a metade da capacidade dos espaços de forma a garantir o distanciamento mínimo de 1,5 metro entre as pessoas.

A nova regra estabelece ainda que as casas de festas devem ter fluxos diferenciados de entrada e saída do público e com a permanência sentada de todos – segue proibido o funcionamento de pista de dança.

LEIA TAMBÉM – Com casos ativos ainda em alta, Curitiba confirma oito mortes e reativa leitos de UTI

Por outro lado, eventos de massa para mais de 1 mil pessoas de capacidade seguem proibidos em Curitiba. Segundo a prefeitura, a caracterização para este tipo de evento segue a resolução 595/2017 da Secretaria de Saúde do Paraná.

Regras para os eventos em Curitiba

Circos, teatros, cinemas e museus: Segue proibido o consumo de produtos alimentícios e de bebidas pela plateia, nestes espaços de entretenimento.

Parques infantis e temáticos: Funcionamento autorizado em todos os dias da semana, sendo permitida apenas a utilização de equipamentos e brinquedos de uso individual, desde que realizada a assepsia após o uso por cada pessoa, ficando proibido o compartilhamento de brinquedos e demais objetos.

Casas de festas e eventos de interesse profissional: Capacidade máxima de até 50% para evitar aglomerações, permitido sentar na mesma mesa apenas pessoas do núcleo de convivência familiar, serviço de buffet de autosserviço e música ao vivo. Os espaços podem funcionar das 6h às 23h diariamente, com fluxo diferenciado de entrada e saída de público, sem pista de dança e sem compartilhamento de brinquedos e demais objetos.

Bares: Permitido o funcionamento das 6h às 23h diariamente, com serviço de mesa e sem aglomeração. Fica permitida a música ao vivo, mas sem pista de dança.

Restaurantes e lanchonetes a la carte de rua: Permitido o funcionamento das 6h às 23h diariamente. Fica permitida a música ao vivo, mas sem pista de dança.

Restaurantes e lanchonetes a la carte em shoppings: Permitido o funcionamento das 11h às 23h diariamente.

Restaurantes de buffet de rua, galerias comerciais e shoppings centers: Permitido o funcionamento das 6h às 23h diariamente, com as seguintes recomendações: os estabelecimentos precisam oferecer uma pia para a lavagem das mãos ou álcool em gel 70% obrigatório em grande quantidade nas mãos; recomendação de disponibilizar luvas descartáveis, com uma lixeira ao fim do buffet para o descarte; obrigatório o uso da máscara para se servir com distanciamento de um metro entre as pessoas e proibido conversar em cima do buffet.

LEIA AINDA – Paciente de covid-19 deixa UTI em Curitiba após mais de 100 dias

A operacionalização interna dos estabelecimentos permitidos devem seguir as normas já em vigor:

  • Uma pessoa a cada 9m² no interior dos estabelecimentos, considerando a área total de circulação de pessoas e o número de funcionários, sendo que todos os clientes devem permanecer sentados.
  • O servimento feito pelos estabelecimentos poderá ser realizado somente aos clientes que estejam devidamente assentados, mantendo as regras de distanciamento social.
  • Restaurantes e lanchonetes com consumo de alimentos no local devem providenciar o espaçamento mínimo 1,5 metros entre as pessoas ou de 2 metros entre as mesas.
  • As mesas para consumo de alimentos dos restaurantes devem ser higienizadas antes e após a utilização.
  • As louças, talheres e utensílios devem ser colocados à mesa somente na hora de servir e não devem ficar expostos.

Demais determinações do protocolo sanitário para estabelecimentos de alimentação podem ser consultadas aqui.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna