O esforço de Curitiba para planejar o espaço urbano de forma a favorecer a mobilidade, incentivar novos modais e estimular o compartilhamento de vias foi apresentado nesta semana em Lima, no Peru, durante a Cúpula das Cidades Líderes em Mobilidade Sustentável da América Latina. O prefeito Gustavo Fruet foi um dos palestrantes do evento e também deu entrevistas sobre o sistema de transporte público curitibano.
Em uma das entrevistas, concedida ao canal RPP de Televisão, o prefeito falou sobre o projeto de compartilhamento que está sendo adotado na capital paranaense e defendeu a necessidade de se adotar uma nova cultura e incentivar novos modais, como alternativas para o automóvel.
“Em Curitiba nós temos quase um carro por habitante, o que é muito. Temos que incentivar a nova cultura do compartilhamento. Por isso, a importância de outros modais e de dar atenção às calçadas, valorizando o pedestre”, disse.
“Nós implantamos, agora, a primeira Via Calma no centro da cidade. É preciso que se trabalhe com a planificação. Não se pode pensar o transporte somente colocando ônibus. Temos que pensar na desconcentração da cidade, no espaço público e no zoneamento. Qual a distância que a pessoa vai morar do seu trabalho”, disse em entrevista ao vivo à emissora peruana.
O prefeito falou também sobre a importância do incentivo à bicicleta, um dos pontos centrais do programa de governo. “Estamos incentivando o transporte por bicicleta, modal que passará a ser integrados à nossa rede de transporte, junto com os alimentadores, os biarticulados e, no futuro, com o metrô”, comentou.
Fruet disse que a implantação destas alternativas exige também que haja uma mudança de cultura. “É muito importante um trabalho permanente de comunicação para que o compartilhamento destes novos modais seja entendido pela população”, disse. Ele observou que este trabalho, juntamente com novas medidas de intervenção no trânsito, vem dando resultados.
“Em um ano, nós já diminuímos o número de acidentes com vítimas, que representam uma das maiores contas da saúde pública. Também identificamos os 60 pontos de maior incidência de atropelamentos e estamos testando uma tecnologia que permite a pessoas com mobilidade reduzida (idosos e pessoas com deficiência) aumentar o tempo do semáforo para pedestres mediante o uso do cartão transporte”, disse.
O sistema de ônibus expresso, ou BRT – no qual Curitiba foi pioneira – foi motivo de curiosidade dos entrevistadores. O prefeito explicou o funcionamento do sistema e destacou o projeto de implantação de veículos sustentáveis, movidos com energias alternativas, como o biodiesel e a eletricidade.
O presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), Sérgio Póvoa Pires, também participou do encontro em Lima.