O esforço de Curitiba para planejar o espaço urbano de forma a favorecer a mobilidade, incentivar novos modais e estimular o compartilhamento de vias foi apresentado nesta semana em Lima, no Peru, durante a Cúpula das Cidades Líderes em Mobilidade Sustentável da América Latina. O prefeito Gustavo Fruet  foi um dos palestrantes do evento e também deu entrevistas sobre o sistema de transporte público curitibano.

continua após a publicidade

 Em uma das entrevistas, concedida ao canal RPP de Televisão, o prefeito falou sobre o projeto de compartilhamento que está sendo adotado na capital paranaense e defendeu a necessidade de se adotar uma nova cultura e incentivar novos modais, como alternativas para o automóvel.

“Em Curitiba nós temos quase um carro por habitante, o que é muito. Temos que incentivar a nova cultura do compartilhamento. Por isso, a importância de outros modais e de dar atenção às calçadas, valorizando o pedestre”, disse.

“Nós implantamos, agora, a primeira Via Calma no centro da cidade. É preciso que se trabalhe com a planificação. Não se pode pensar o transporte somente colocando ônibus. Temos que pensar na desconcentração da cidade, no espaço público e no zoneamento. Qual a distância que a pessoa vai morar do seu trabalho”, disse em entrevista ao vivo à emissora peruana.

continua após a publicidade

O prefeito falou também sobre a importância do incentivo à bicicleta, um dos pontos centrais do programa de governo. “Estamos incentivando o transporte por bicicleta, modal que passará a ser integrados à nossa rede de transporte, junto  com os alimentadores, os biarticulados e, no futuro, com o metrô”, comentou.

Fruet disse que a implantação destas alternativas exige também que haja uma mudança de cultura. “É muito importante um trabalho permanente de comunicação para que o compartilhamento destes novos modais seja entendido pela população”, disse. Ele observou que este trabalho, juntamente com novas medidas de intervenção no trânsito, vem dando resultados.

continua após a publicidade

“Em um ano, nós já diminuímos o número de acidentes com vítimas, que representam uma das maiores contas da saúde pública. Também identificamos os 60 pontos de maior incidência de atropelamentos e estamos testando uma tecnologia que permite a pessoas com mobilidade reduzida (idosos e pessoas com deficiência) aumentar o tempo do semáforo para pedestres mediante o uso do cartão transporte”, disse.

O sistema de ônibus expresso, ou BRT – no qual Curitiba foi pioneira – foi  motivo de curiosidade dos entrevistadores. O prefeito explicou o funcionamento do sistema e destacou o projeto de implantação de veículos sustentáveis, movidos com energias alternativas, como o biodiesel e a eletricidade. 

O presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), Sérgio Póvoa Pires, também participou do encontro em Lima.