O prefeito Rafael Greca anunciou nesta sexta-feira (3), no 1º Fórum de Gestores da Rede Municipal de Ensino, a contratação de mais de 700 professores de educação infantil, docência I (1º ao 5º ano) e docência II (6º ao 9º ano).

continua após a publicidade

O fórum reuniu diretores das cerca de 400 unidades da rede municipal de ensino. “Vamos governar a Educação com o apoio de vocês e, de novo, tornar o ensino público de Curitiba referência nacional e para o nosso povo”, disse Greca. “Vamos dar às nossas crianças todas as condições de se tornar um cidadão.”

O prefeito afirmou que é preciso “pensar grande, porque a vida é muito curta para sermos pequenos”. “Vamos aproveitar cada minuto dos nossos curitibinhas nas salas de aula para dar a eles uma educação formadora, criadora, que seja base e estímulo para cada um”, completou o prefeito, que encerrou sua participação no fórum cantando o Hino de Curitiba. Ele foi aplaudido pelos gestores de ensino.

Apresentação

continua após a publicidade

No 1º Fórum de Gestores da Rede Municipal de Ensino, no auditório do Colégio Estadual do Paraná, diretores das cerca de 400 unidades da educação conheceram a nova equipe da Secretaria Municipal da Educação, comandada pela professora Maria Sílvia Bacila Winkeler, e as diretrizes do órgão para a gestão que está começando.

A secretária reforçou a importância do conceito de sustentabilidade nas ações da Secretaria da Educação. Ela destacou a importância de todos pensarem de forma coletiva. “Nós somos os guardiões da Educação de Curitiba. Vamos cuidar das nossas escolas, das nossas crianças, de forma sustentável e sem excluir ninguém”, completou. A reunião técnica serviu também para alinhar as práticas e os procedimentos nas unidades a partir deste ano.

continua após a publicidade

O superintendente Executivo da Secretaria da Educação, Oséias Santos de Oliveira, ressaltou que, apesar de a pasta ter um dos maiores orçamentos da Prefeitura, 85% estão comprometidos com a folha de pagamento. Ele também falou das dívidas. “Na transição, pensávamos que teríamos de dar conta de R$ 100 milhões em dívidas mas, ao assumirmos, constatamos que são R$ 140 milhões”, revelou o superintendente, que pediu a compreensão da equipe para os ajustes que serão feitos.