Curitiba fará parte da “Mega Vacinação” contra a covid-19 que será promovida neste sábado (20) em seis capitais. A campanha do Ministério da Saúde (MS) busca completar o ciclo de imunização com segunda dose ou dose de reforço daqueles que já foram convocados, mas ainda não compareceram para se vacinar.
Também no sábado haverá o chamamento de um novo grupo para receber a dose de reforço: as pessoas com 18 anos ou mais que receberam a segunda dose até o dia 24 de junho (leia mais abaixo). O atendimento para todos será feito em 27 pontos de vacinação, das 8 às 14h.
A diretora de Atenção e Vigilância em Saúde do Paraná, Maria Goretti David Lopes, participa da campanha em Curitiba às 10h, na Praça Ouvidor Pardinho (Rua 24 de Maio – Rebouças). A presença dela faz parte da estratégia da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) para acompanhar o lançamento da campanha e incentivar a população para que volte aos locais de vacinação para completar o ciclo vacinal e tomar a dose reforço.
LEIA TAMBÉM:
>> Saiu novo decreto! Curitiba mantém bandeira amarela até o início de dezembro
>> Idosos com 67 anos de Curitiba com 2º dose até 12 de junho recebem reforço nesta sexta
Quem não puder comparecer neste sábado poderá buscar os pontos de vacinação ao longo da semana. A Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba (SMS) tem mantido a repescagem contínua para a segunda dose e dose de reforço.
Segunda dose
De acordo com os dados da SMS, a capital paranaense tem uma baixa taxa de “faltosos” de segunda dose. Apenas 5,9% das 1.402.105 de pessoas que estavam no prazo para a segunda aplicação até 16 de novembro ainda não compareceram para completar o esquema vacinal. Pelas estimativas da SMS, isso corresponde a 82.946 pessoas que já poderiam ter finalizado o ciclo de imunização.
“Mesmo que essa quantidade seja menor, não queremos que nenhuma pessoa fique para trás. Queremos toda a população com a vacina em dia, pois só assim vamos vencer essa batalha contra a covid-19”, afirmou a secretária municipal da Saúde, Márcia Huçulak.
De acordo com a SMS, parte dos que aparecem como “faltosos” pode ter tomado a segunda dose em outro município.
Dose de reforço
Em relação à dose de reforço, foram convocados, até terça-feira (16/11), 168.839 idosos com 67 anos ou mais vacinados com a segunda dose até 6 de junho. Destes, 115.643 (68%) compareceram até o momento.
Além da campanha de atualização vacinal, neste sábado um novo grupo será convocado para a dose de reforço. Seguindo a nova recomendação do Ministério serão convocadas todas as pessoas com 18 anos ou mais que receberam a segunda dose até o dia 24 de junho. A SMS estima que há 14.781 pessoas dentro desse grupo, que são aqueles que já completaram 150 dias da aplicação da segunda dose.
A convocação será feita por mensagem enviada pela plataforma Saúde Já. A SMS orienta às pessoas que se enquadram nesse intervalo que consultem o aplicativo.
Vacina da Janssen
Pessoas vacinadas com imunizantes da farmacêutica Janssen ainda não poderão tomar a dose de reforço neste sábado. Elas devem seguir a nova orientação do Ministério da Saúde, de receber uma segunda dose e esperar o intervalo correto para receber o reforço. O município ainda aguarda o recebimento de doses para a convocação para segunda dose deste público.
Mega Vacinação
É uma mobilização nacional com o objetivo de garantir a máxima proteção e a manutenção da imunidade de milhões de brasileiros, alertando a população sobre a importância de completar o ciclo vacinal. Países com baixa cobertura vacinal vivem cenários de aumento de casos do novo coronavírus e a chegada do período de férias e festividades é motivo de preocupação para as autoridades de saúde.
Com slogan “Proteção pela metade não é proteção”, a força-tarefa tem previsão de duração de uma semana, até o dia 26 de novembro todo o país, e deverá intensificar ações de chamamentos dos faltosos da vacina.
“Muitas pessoas vão viajar para outros estados ou países, vão se reunir para comemorar as festividades do fim do ano, então é essencial estar com a vacina contra covid-19 em dia, para que não tenhamos uma nova onda no futuro. A vacina tem se mostrado muito eficaz, mas só quando o ciclo está completo”, alerta o diretor do Centro de Epidemiologia da SMS, Alcides Oliveira.
Além de Curitiba, outras cinco capitais participarão da campanha neste sábado, São Paulo (SP), Manaus (AM), Brasília (DF), Rio de Janeiro (RJ) e Salvador (BA).
Em Curitiba, o lançamento da campanha nacional vai acontecer na Unidade de Saúde Ouvidor Pardinho, às 10h, com a presença do secretário de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde, Raphael Câmara, e da secretária municipal da Saúde, Márcia Huçulak. O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, participará do evento de forma remota, assim ele poderá fazer o lançamento simultâneo nas seis capitais escolhidas.
Quem pode tomar a segunda dose neste sábado (20):
– Todos anteriormente já convocados e que ainda não compareceram
Quem pode tomar a dose de reforço neste sábado (20):
– Todas as pessoas com 18 anos ou mais vacinadas com a segunda dose até 24 de junho
Locais de vacinação
Das 8h às 14h
1 – US Ouvidor Pardinho
Rua 24 de Maio, 807 – Praça Ouvidor Pardinho
2 – US Parigot de Souza
Rua João Eloy de Souza, 111 – Sítio Cercado
3 – Salvador Allende
R. Celeste Tortato Gabardo, 1712 – Sítio Cercado
4 – Nossa Senhora Aparecida
Rua Carlos Amoretty Osório, 169 – Sítio Cercado
5 – US Bairro Alto
Rua Jornalista Alceu Chichorro, 314 – Bairro Alto
6 – US Vila Diana
Rua René Descartes, 537 – Abranches
7 – Fernando de Noronha
Rua João Mequetti, 389 – Santa Cândida
8 – US Visitação
Rua Dr. Bley Zornig, 3136 – Boqueirão
9 – US Jardim Paranaense
Rua Pedro Nabosne 57 – Alto Boqueirão
10 – US Menonitas
Rua Dr. Domicio Costa, 52 – Xaxim
11 – US Camargo
Rua Pedro Violani, 364 – Cajuru
12 – Uberaba
Rua Cap. Leônidas Marques, 1392 – Uberaba
13 – Salgado Filho
Av. Sen. Salgado Filho, 5265 – Uberaba
14 – US Cândido Portinari
Rua Durval Leopolpo Landal, 1529 – Cidade Industrial
15 – US Oswaldo Cruz
Rua Pedro Gusso, 3749 – Cidade Industrial
16 – Atenas
Rua Emília Erichsen, 45 – Cidade Industrial
17 – US Vila Feliz
Rua Pedro Gusso, 866 – Novo Mundo
18 – US Aurora
Rua Theophilo Mansur, 500 – Novo Mundo
19 – US Sagrado Coração
Rua Antônio Claudino, 375 – Pinheirinho
20 – US Santa Quitéria 2
Rua Bocaíuva, 310 – Santa Quitéria
21- Santa Amélia
Rua Berta Klemtz, 215 – Fazendinha
22 – Parolin
Rua Sergipe, 59 – Guaíra
23 – US Vista Alegre
Rua Miguel de Lazzari, 51 – Pilarzinho,
24 – US Campina do Siqueira
Rua Gen. Mario Tourinho, 1684 – Campina do Siquira
25 – US Pinheiros
Rua Joanna Emma Dalpozzo Zardo, 370 – Santa Felicidade
26 – US Orleans
Avenida Vereador Toaldo Tulio, 4577 – Orleans
27 – Rua da Cidadania do Tatuquara
Rua Olivardo Konoroski Bueno, s/n