Crueldade

Criadouro de pássaros é desmantelado no Vista Alegre

Vários pássaros mantidos em cativeiro ilegal, em péssimas condições de higiene, sem alimentação, ventilação e acesso à luz do dia, foram resgatados por policiais militares do Batalhão Ambiental às 7h de sábado em um terreno na Rua José Eduardo dos Santos, Vista Alegre. O dono da casa foi autuado por crime ambiental e deverá pagar multa de mais de R$ 70 mil.

Os policiais cumpriram mandado de busca, gerado após denúncia que havia uma criação ilegal de pássaros no local. De acordo com o capitão Tavares, era difícil até a movimentação dentro dos barracos de madeira onde os animais eram mantidos. “Não tinha como andar sem esbarrar nas gaiolas. No chão encontramos ratos e coelhos mortos, e muita sujeira. O lugar ficava no escuro e sem nenhuma ventilação”, conta.

Centena

Um tié e um periquito estavam mortos de fome e sede dentro de suas gaiolas. Outros 60 pássaros silvestres e mais de 100 pássaros exóticos agonizavam sem comer, amontoados no espaço pequeno. Animais em extinção, como o curió, a patativa, o papagaio, o azulão e o cardeal, estavam entre as vítimas de maus-tratos.

Em uma casa à frente dos barracos moram o pai, a esposa e dois filhos. O homem foi encaminhado à Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente para assinar um termo circunstanciado. O homem reconheceu o erro e pediu desculpas.

Veja na galeria de fotos as aves.