O índice de área verde em Curitiba, que era de 51,5 metros quadrados por habitante em 2000, aumentou para 64,5 metros quadrados por pessoa em dezembro do ano passado. O novo mapa de maciços florestais, feito pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente, foi feito com imagens geradas por um satélite GeoEye, com resolução espacial de 50 centímetros.

continua após a publicidade

“Este resultado não apenas consolida uma política que privilegia áreas verdes como mostra o aprimoramento dos instrumentos de avaliação que foram utilizados na pesquisa”, afirma a secretária municipal do Meio Ambiente, Marilza Dias. “A resolução espacial nos permite diferenciar com clareza as áreas de grama dos maciços arbóreos, por exemplo.” A ONU recomenda que as cidades tenham, no mínimo, 18 metros quadrados de área verde por habitante.

A apuração precisa dos dados, com o uso de tecnologia de ponta, permitiu o aumento dos índices de cobertura vegetal. As áreas de cobertura vegetal da cidade passaram de 18% para 26% ]nos últimos dez anos.

Em 1988 eram cinco parques e cinco bosques. Hoje são 21 parques, 15 bosques, 451 praças e 444 jardinetes, entre outras áreas.

continua após a publicidade

O engenheiro cartógrafo Luis Alberto Miguez, assessor da secretaria e responsável pelo levantamento, explica que não há um padrão nacional de medição das áreas verdes, o que varia de uma cidade para a outra. “Em Curitiba, o critério é medir apenas os maciços florestais acima de 100 metros quadrados, o que aponta a localização dos aglomerados de árvores existentes. Gramados e superfícies de lagos não são levados em conta para o cálculo”.

O primeiro levantamento global sobre o assunto foi feito em 1987 pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Fundação de Pesquisas Florestais do Paraná (Fupef). Naquela época os maciços ambientais representavam 15,06% do território de Curitiba.

continua após a publicidade

Em 1992, quando foi criado o serviço de geoprocessamento da Secretaria do Meio Ambiente, foi realizado o segundo, e em 2000, o último. Em 1992, o índice de áreas verdes representou 13,56% da área total do município. Em 2000, o número registrado foi de 17,9% de cobertura florestal.