Desde o início do ano, os Correios estão oferecendo no Paraná, e demais estados do país, a opção de saque e depósito de dinheiro dentro das agências. As transações funcionam por meio de um aplicativo financeiro da conta.Mobi, start-up do segmento de inovações na área de pagamentos digitais, e o serviço é destinado, principalmente, para Microempreendedores Individuais (MEI), mas também pode ser utilizado por pessoa física e profissionais autônomos.
As soluções da conta.MOBI proporcionam a movimentação de valores por meio de uma conta digital, sem que os usuários estejam vinculados a uma rede bancária. Segundo a empresa, o processo de aceitação de um novo cliente pode levar apenas dez minutos. “O objetivo é distanciar o microempreendedor da burocracia das agências bancárias e dar a ele a chance de se inserir no sistema financeiro de uma maneira tranquila e segura. O que faz toda a diferença na gestão do negócio”, explica Túlio Ianini. Por ser pré-pago, a conta.MOBI não realiza consulta de renda, SPC ou SERASA.
Ao acessar o sistema da conta.Mobi pela primeira vez, o usuário escolhe que tipo de conta quer abrir, pessoal ou PJ, preenche o cadastro e aguarda a autorização para poder usar. “Nós também disponibilizamos um cartão pré-pago da bandeira Visa, que funciona em qualquer estabelecimento cadastrado, e o usuário tem a possibilidade de adquirir uma maquininha de cartão, caso o negócio dele exija um contato mais direto com os clientes”, conclui o diretor da conta.Mobi. Além das transações nos Correios, a empresa permite saques na rede Banco 24 Horas, em todo o país.
O cadastro na conta.MOBI é gratuito, mas são cobradas taxas para o uso de cada serviço. No plano básico não há mensalidade, mas, segundo informações do próprio site da empresa, os saques ou depósitos nos Correios custam R$ 5,99 por operação. Uma transferência bancária sai por R$ 7,99. Há também dois tipos de planos com mensalidade, que dão desconto em alguns serviços. Para usar, é preciso ser maior de idade. Os usuários podem baixar o aplicativo nas lojas Google Play ou Apple Store ou pelo site http://conta.mobi/.
Parceria
De acordo com o vice-presidente de Canais dos Correios, Cristiano Barata Morbach, os Correios foram contratados pela conta.Mobi em função da rede de agências que tem obrigatoriedade de estar presente em todos os municípios do país. “Foi uma forma que a conta.Mobi encontrou de unir a tecnologia com a parte física do acesso às pessoas”, explica. Diferente do serviço do Banco Postal, parceria com o Banco do Brasil que usa a rede de atendimento das agências para intermediar serviços bancários básicos, dessa vez os Correios são apenas os intermediários do processo. “Nossa responsabilidade é disponibilizar o atendimento para quem vai sacar ou depositar dinheiro. Não temos qualquer outro tipo de interferência nas transações ou funcionamento do aplicativo”, complementa o vice-presidente.
Apesar do distanciamento, para o sistema dos Correios a parceria acaba sendo vantajosa. “Há um custo para mantermos nossa rede de atendimento. Essa nova parceria nos ajudará a rentabilizar, pois receberemos um valor por transação e nosso investimento em treinamento foi mínimo porque os funcionários já estão habituados com esse tipo de atendimento. Por outro lado, a conta.Mobi terá acesso a toda a capilaridade das agências. É um casamento de quem tem uma rede com quem tem a tecnologia”, conclui Morbach.
Para Túlio Ianini, diretor de produto da conta.MOBI, além do uso da rede de agências, a parceria tem uma característica a mais. “Um outro ponto é perfil das pessoas que utilizam os Correios para serviços bancários. Há uma certa identificação com o público que queremos atingir. São pessoas menos assistidas pela rede bancária”, revela Ianini.
Segurança
Para realizar saques e depósitos em espécie nas agências dos Correios, o usuário precisa gerar um código que indica o valor a ser sacado. Esse código precisa ser apresentado nos guichês junto com o CPF do titular da conta, único autorizado a sacar o dinheiro. “É questão de segurança”, diz Ianini. Outros serviços não são feitos nos Correios, mas direto no aplicativo. Entre eles estão pagamentos, transferências para outros usuários da conta.Mobi e para contas correntes de agências bancárias, geração de boletos ou links de páginas de pagamento para uso de cartão de crédito. Só não é possível receber transferências de contas bancárias. “Seguimos a tendência do mercado, onde as transações digitais são uma realidade irreversível”, diz Ianini.
Para os Correios, a questão de segurança é sempre uma preocupação, mas a nova parceria pouco interfere. “Já sofremos um risco pela atividade do Banco Postal. Além disso, a questão da segurança é um problema geral da sociedade, mas nós realizamos procedimentos-padrão para manter tudo em ordem”, explica Cristiano Morbach.
Serviços disponíveis
– Emissão de boletos com pagamento de taxa só na compensação.
– Máquina de cartão para vendas no débito.
– Link de pagamento (Um link que pode ser enviado até por Whatsapp e permite ao sacado escolher como deseja pagar).
– Serviços de internet banking como transferências, saldo e extrato.
– Cartão Visa Internacional pré-pago que pode ser usado para fazer compras em qualquer estabelecimento credenciado no Brasil e no exterior.