O corredor dos ônibus biarticulados da Avenida João Gualberto, entre o Centro e o Santa Cândida, vai ganhar mais cores em certas épocas do ano. A Secretaria Municipal do Meio Ambiente começou o plantio de mil árvores nas laterais da canaleta dos ônibus expresso e a espécie escolhida foi o Ipê, uma das mais características de Curitiba.

continua após a publicidade

O trecho de quase sete quilômetros, entre o Colégio Estadual do Paraná e o Terminal Santa Cândida receberá mudas de ipês amarelos, roxos e brancos, dos dois lados da via. O plantio integra o Desafio 100 Mil Árvores, lançado pela Prefeitura no Dia da Árvore, comemorado no dia 21 de setembro.

+ Leia maisAtenção! Curitiba pode ter chuva com granizo nesta terça-feira!

O trabalho levará cerca de seis meses, devido ao preparo dos berços para os plantios. É preciso cortar a calçada, retirar toda a base de asfalto e as covas devem ter um metro de profundidade aproximadamente, até chegar ao solo original. “O trabalho é longo, precisa ser feito com qualidade para garantir o bom desenvolvimento das plantas, com as raízes tocando o solo virgem. Assim não se esparramam para as vias”, explica o diretor de Produção Vegetal da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, José Roberto Roloff.

Uma cor em cada trecho

continua após a publicidade

As mudas que serão plantadas têm no mínimo 1,8 metro de altura. Cada trecho terá uma cor. Entre o Colégio Estadual e o Terminal do Cabral serão ipês brancos. Depois, até o Terminal Boa Vista, serão mudas de ipês roxos e amarelo até o Santa Cândida.

+ Veja também: Buzina de trem incomoda moradores de Curitiba, que reclamam de barulho de madrugada

continua após a publicidade

Os ipês foram escolhidos para o compor o corredor por serem espécies nativas de notável beleza na florada. Outra vantagem é o enraizamento mais uniforme para dentro do solo. “As raízes não se espalham na superfície”, diz Roloff. As mudas são produzidas no Horto Municipal da Barreirinha.