Mudas de árvores cerejeiras do Japão serão distribuidas gratuitamente pela prefeitura de Curitiba, para deixar as ruas e bairros da capital cada vez mais floridos, em tons de rosa. As entregas fazem parte do desafio 100 Mil Árvores e vão ser feitas dos dias 18 a 21 e no dia 24 de julho. Neste mês de julho começa a florada das belas cerejeiras.
VIU ESSA? Florada das cerejeiras em Curitiba! Confira roteiro com as mais bonitas da cidade
O responsável pelo Horto Municipal da Barreirinha, que é onde as mudas são produzidas, Roberto Salgueiro, explica que as mudas de cerejeiras do Japão “são de sementes oriundas das cerejeiras da Praça do Japão, do Jardim Botânico e de outros matrizeiros da cidade de Curitiba”.
Jabuticabeiras, ipês e mais mudas
Além das cerejeiras, outras espécies de mudas estarão disponíveis, como jabuticabeiras, cerejeiras nativas, pitangueiras, ingazeiros, palmitos-juçara, dedaleiros, ipês (branco, amarelo e rosa) e pau-ferro. Em cada Regional serão distribuídas 500 mudas de árvores para a população. Veja abaixo a data e o local para retirar sua muda de árvore.
LEIA AINDA – Homem morre após incêndio devastar imóvel na Vila Izabel, em Curitiba
Cada Regional preparou sua programação para a entrega das mudas de árvores. A primeira a distribuir será a Regional Santa Felicidade, na terça-feira (18), a partir das 9h. A distribuição deve terminar rapidamente em cada Rua da Cidadania, por isso a orientação é que os moradores cheguem logo no início das entregas em cada Regional.
Benefícios para o meio ambiente
Novas árvores na cidade trazem benefícios para o meio ambiente, como equilíbrio térmico e o sequestro de gases do efeito estufa da atmosfera, explica o diretor do Departamento de Arborização e Produção Vegetal, José Roberto Roloff.
LEIA MAIS – Corte de árvores criminoso em Curitiba é alvo da polícia; empresários foram presos
“Por isso, nossa política de ampliação dos plantios é grande aliada nas ações para mitigação e resiliência frente às mudanças climáticas. As árvores ainda promovem sombra e servem de abrigo à fauna silvestre”, afirmou Roloff.
Como plantar?
Para o plantio em áreas privadas da cidade, não há restrição, mas em via pública, além de autorização, é preciso seguir algumas regras.
O plantio das árvores deve levar em conta questões como a existência de fiação elétrica, largura das calçadas e outras características. Essas questões serão avaliadas no momento do preenchimento do cadastro para retirada para que seja possível indicar a melhor muda para os objetivos do cidadão.
Onde buscar a sua muda
TERÇA-FEIRA (18/7)
REGIONAL SANTA FELICIDADE – Rua Santa Bertila Boscardin, 213 (a partir das 9h)
REGIONAL CIC – Rua Manoel Valdomiro de Macedo, 2.460 (a partir das 14h)
QUARTA-FEIRA (19/7)
REGIONAL PINHEIRINHO – Avenida Winston Churchill, 2.033 (a partir das 9h)
REGIONAL TATUQUARA – Rua Olivardo Konoroski Bueno, s/n (a partir das 9h)
REGIONAL BAIRRO NOVO – Rua Tijucas do Sul, 1.700 (a partir das 14h)
QUINTA-FEIRA (20/7)
REGIONAL CAJURU – Avenida Prefeito Maurício Fruet, 2.150 (a partir das 14h)
REGIONAL BOQUEIRÃO – Avenida Marechal Floriano Peixoto, 8430 (a partir das 14h)
SEXTA-FEIRA (21/7)
REGIONAL BOA VISTA – Av. Paraná 3.600 (a partir das 10h)
REGIONAL MATRIZ – Praça Rui Barbosa – Centro (a partir das 14h)
SEGUNDA-FEIRA (24/7)
REGIONAL PORTÃO – Rua Carlos Klemtz, 1.700 (a partir das 9h)
*A Prefeitura informa que a distribuição vai até o fim dos estoques