A movimentação por causa do Atletiba durante o domingo (21) deu trabalho para a Guarda Municipal e para a Polícia Militar de Curitiba. Desde cedo, casos violentos envolvendo torcedores foram registrados. De acordo com GM e PM, nove pessoas foram detidas em confusões na Arena da Baixada, no Campo Comprido, Alto da Glória e Centenário.

continua após a publicidade

No estádio, durante o jogo, apenas duas situações de violência foram registradas. O torcedor coxa-branca que quebrou o vidro que dividia as áreas das duas torcidas foi preso poucos minutos depois pela PM. Mesmo alegando que tinha quebrado sem querer, foi encaminhado para a delegacia e vai responder por dano ao patrimônio. Outro torcedor, que se envolveu em confusão na saída do estádio também foi detido e levado para a delegacia.

Rapazes levam drogas e um soco inglês. Foto: GM.

Do lado de fora, um cambista foi detido com oito ingressos e pouco mais de R$ 5 mil em dinheiro. “Provavelmente ele vendeu vários bilhetes antes de ser pego. Isto explica o volume de dinheiro que carregava”, comentou o coronel Assunção, responsável pelo policiamento na região da Arena. O cambista também foi levado para a delegacia.

Brigas 

continua após a publicidade

No Campo Comprido, pela manhã, torcedores do Atlético Paranaense haviam sido presos depois de uma abordagem da GM. Um grupo, de mais de 30 jovens, estava em uma das ruas do bairro promovendo tumulto. Os GMs foram chamados pelos moradores e os jovens não conseguiram fugir.

Todos foram revistados e com dois deles foi encontrado artefatos explosivos e pequena quantidade de maconha. Os dois foram levados ao Centro Integrado de Atendimento ao Cidadão (Ciac) Sul, no Portão.

continua após a publicidade

Já no Terminal do Centenário, guardas municipais foram atacados por torcedores. De acordo com a GM, equipes em atendimento sofreram agressões dos jovens, que arremessaram pedras, pedaços de madeira e rojões contra as viaturas. Quatro rapazes foram detidos e encaminhados ao Ciac-Sul.

Onibus foi danificado por torcedores. Foto: GM

Tocaia

De tarde, perto estação-tubo Maria Clara, na Avenida João Gualberto, a GM evitou um confronto entre torcedores do Coritiba e do Atlético. Segundo os guardas, torcedores do Coxa tentaram fazer tocaia para um grupo de torcedores rubro-negros, que se deslocava para a Arena. As equipes dispersaram os torcedores do Coxa antes que o ônibus com a outra torcida chegasse.

Mesmo assim, um ônibus teve janelas quebradas, saídas de emergência arrancadas, assim como vidros de algumas janelas. Uma motocicleta da GM também foi danificada. O veículo teve os espelhos retrovisores danificados.

Escolta

Ao final da partida, alguns ônibus com torcedores foram escoltados pela GM. Até às 21h, o retorno para casa seguia tranquilo.

Ônibus com torcedores foram escoltados pela GM na saída do clássico. Foto: Átila Alberti