NOVIDADE

Confirmado! Novo Angeloni ocupará área do antigo Hospital Bom Retiro

Foto: Leticia Akemi.

Após reunião com prefeito Rafael Greca (PMN) na última terça-feira (22), o Grupo Angeloni anunciou a construção da terceira loja da rede de supermercados em Curitiba. O grupo não adiantou detalhes do projeto nem confirmou o endereço da nova unidade, limitando-se a dizer que ela estará localizada no bairro Bom Retiro.

Fontes ouvidas pela reportagem de HAUS, no entanto, confirmam que o supermercado será construído em parte da área que pertenceu ao antigo Hospital Psiquiátrico Bom Retiro, demolido em 2012. O Grupo Angeloni, por meio de sua assessoria de imprensa, não confirma a informação e destaca, apenas, que a nova unidade está em fase de detalhamento dos projetos complementares.

Estudo

No site do escritório Douglas Piccolo Arquitetura e Planejamento Visual, que assina diversos projetos de unidades da rede Angeloni desde 1976, havia um estudo que traça um perfil de como poderia ser a nova unidade do supermercado.

Datado de 2012, tal estudo prevê a construção de mais de 29 mil m²em uma área de 17 mil m² de terreno. Esta metragem contemplaria a nave central, que abrigaria o supermercado, e um centro comercial em seu entorno, com 12 lojas e praça de alimentação. Estacionamento coberto, área de apoio e para eventos culturais e recreação infantil também estão relacionadas no estudo. Contatado pela reportagem, o escritório de arquitetura preferiu não se manifestar sobre o projeto, cujo conteúdo tornou-se indisponível no site na tarde desta quinta-feira (24).

Hospital

Localizado na Rua Nilo Peçanha, o Hospital Espírita de Psiquiatria Bom Retiro deu nome ao bairro e serviu, durante muitas décadas, de ponto de referência para os curitibanos que circulavam pela região.

Departamento da Federação Espírita do Paraná (FEP) e dedicado ao tratamento da saúde mental, o hospital foi fundado em 1945 e fez parte da paisagem urbana de Curitiba com uma arquitetura que remetia ao padrão dos sanatórios brasileiros da primeira metade do século 19. O bosque presente no terreno de 50 mil m² é outro ponto que chama atenção na área, reconhecida pelos murinhos verdes que limitam o espaço.

Em entrevista à Gazeta do Povo em 2012, meses antes da demolição do hospital, o historiador Marcelo Sutil, hoje diretor de patrimônio da Fundação Cultural de Curitiba (FCC), destacou que o hospital psiquiátrico, que foi o primeiro da cidade, traduzia os pensamentos de uma época, referindo-se ao confinamento dos doentes mentais.

Este fato, e o apreço dos vizinhos pelo Hospital Bom Retiro, fez com que o alvará de demolição do prédio, após a venda do terreno para a incorporadora Invespark, fosse cancelado pelo município para que se avaliasse se se tratava de uma Unidade de Interesse de Preservação (UIP), o que acabou não acontecendo.

Assim, após 67 anos de funcionamento, teve início em dezembro de 2012 a demolição do antigo prédio. Três meses antes, o Hospital Espírita de Psiquiatria Bom Retiro havia inaugurado sua nova unidade de internação, no bairro Jardim Botânico, além da clínica no Alto da Glória, ambas em funcionamento.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna