Concorrente do Uber, a plataforma espanhola de carona paga Cabify anunciou que está expandido a sua operação no Brasil, hoje restrita às capitais São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Belo Horizonte, e lançou um novo aplicativo mais fácil de usar. A empresa vai começar a operar em Curitiba e Brasília em março e, com as mudanças no aplicativo, esperar aumentar a sua base de usuários, que registra um crescimento mensal de mais de 80% no número de corridas desde a sua chegada ao país.
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A Cabify começou a operar no Brasil em junho de 2016, quando estreou em São Paulo. Ainda no ano passado, expandiu a atuação para o Rio de Janeiro, Porto Alegre e Belo Horizonte, se colocando com uma das principais concorrentes da Uber no país. O aplicativo já foi baixado mais de um milhão de vezes e são 100 mil motoristas cadastrados para oferecer o serviço particular.
Neste ano, a expansão vai começar por Curitiba e Brasília. A expectativa é que o aplicativo passe a funcionar nas duas cidades ainda no mês de março. Os escritórios comerciais estão sendo finalizados e a empresa está fechando os últimos detalhes operacionais, como operação de marketing e seleção de motoristas. Os interessados em atuar como motorista já podem fazer o pré-cadastro pelo site da empresa.
Para ser um motorista na Cabify, é preciso passar por um processo de seleção. Os interessados passam por análise documental, entrevista e exames médico, psicológico e toxicológico. Os carros também passam por uma vistoria e os veículos devem ter ano de fabricação igual ou superior a 2012 para serem aprovados. Quem for selecionado, participará de palestras sobre técnicas de atendimento, segurança, uso do aplicativo e legislação vigente. Segundo dados da empresa, um motorista percorre aproximadamente 120 quilômetros por dia.
Já para solicitar um veículo, o aplicativo funciona de maneira similar ao Uber. O usuário faz o cadastro na plataforma e coloca o lugar onde gostaria de ser pego. É possível reservar carro e colocar preferências, como se deseja que o motorista abra a porta, deixe o ar condicionado ligado ou coloque música. O pagamento é feito somente por cartão de crédito ou Paypal.
Novo posicionamento
Na semana passada, a empresa anunciou seu novo posicionamento de marca e aplicativo. A empresa abandonou as cores amarela e preta e ficou somente com roxo e branco. A logo, em formato da letra C, também ganhou traços mais leves que simulam movimento.
O aplicativo também foi reestruturado. As mudanças, apesar de pouco perceptíveis para o consumidor (com exceção da cor roxa), são fruto de um trabalho de um ano da equipe de desenvolvedores para deixar o aplicativo mais rápido e fácil de usar.
As modificações, inéditas desde a fundação da empresa na Espanha, em 2011, são para mostrar que a Cabify entrou de vez na briga com o Uber e os aplicativos de taxis. “São mudanças que traduzem que não viemos para testar o mercado. Estamos aqui para ficar”, afirma Daniel Velazco-Bedoya, diretor geral da Cabify no Brasil.
A Cabify está presente em diversas cidades na Espanha e México e nas principais capitais da América Latina. Em sete anos de mercado, captou US$ 140 milhões em investimento.