O prefeito Rafael Greca autorizou nesta quinta-feira (25) a publicação do edital de licitação para as obras de construção de trincheira e de extensão da Linha Verde Norte do Hospital Vita até o trevo do Atuba. O lote 4.1, o último de pista da Linha Verde, terá 2,8 quilômetros de extensão, e inclui a construção das estações-tubo Solar e Atuba.
“Será uma obra grande e complexa, que exigirá um pouco mais de paciência aos motoristas que utilizam a avenida. Em breve, teremos a obra concluída, garantindo integração e desenvolvimento”, afirmou o prefeito.
A licitação será publicada em diário oficial para seleção de empresa especializada para execução dos serviços, através de Regime Diferenciado de Contratação (RDC). O orçamento máximo estimado é de R$ 79 milhões para serem concluídos em até 18 meses após a ordem de serviço.
A obra
Entre os serviços previstos estão a construção de estruturas de concreto, terraplenagem, pavimentação, drenagem, paisagismo, sinalização e iluminação pública. Os recursos são do Programa de Acelerações do Crescimento – PAC 2, repassados pela Caixa através do Ministério das Cidades.
A previsão do vice-prefeito e secretário de Obras Públicas, Eduardo Pimentel, é que a ordem de serviço para a obra seja dada até o fim de fevereiro. “Com a finalização desse lote, teremos a Linha Verde como um grande eixo de transporte metropolitano. Com gestão, vamos trabalhar para acelerar as obras e sempre garantindo a qualidade dos serviços”, afirmou Pimentel.
O secretário do Governo Municipal e presidente do Ippuc, Luiz Fernando Jamur, explicou que o projeto prevê a ampliação de quatro para 12 faixas de trânsito para carro e ônibus. “É um projeto grande que só foi viabilizado graças ao trabalho do prefeito em Brasília”, afirmou Jamur.
O prefeito também citou outras obras programadas para a Linha Verde, como a construção do viaduto da Anne Frank e das trincheiras das estações Santa Bernadete e São Pedro, além da conclusão da trincheira da Ceasa. Em dezembro, a Prefeitura entregou o novo pavimento no trecho Sul da Linha Verde, em frente à empresa Milli.
Etapa em andamento
Com 85% de execução, as obras de construção das pistas da Linha Verde Norte, entre a Avenida Victor Ferreira do Amaral e o Hospital Vita, estão previstas para serem finalizadas em junho deste ano. Na segunda-feira (22), o prefeito vistoriou as obras. Atualmente, as equipes trabalham na escavação e pavimentação na marginal com a Rua Fagundes Varela.
Além disso, estão em andamento as obras do lote 3.2, que prevê a construção de uma trincheira na Rua Fúlvio Alice e Rua Amazonas de Souza Azevedo, ligando o Bairro Alto e o Bacacheri. Nesse momento, a obra está com 35% de execução e as equipes estão trabalhando nas galerias da nova trincheira.