Conflito segue

Comunidade ucraniana se reúne em Curitiba em ato pela paz no país em guerra com a Rússia

Comunidade ucraniana de Curitiba se reuniu em oração pela paz no Memorial do Parque Tingui.
Comunidade ucraniana de Curitiba se reuniu em oração pela paz no Memorial do Parque Tingui. Foto: Ricardo Marajó/SMCS

A comunidade ucraniana de Curitiba se reuniu, na noite de sexta-feira (25), no Memorial Ucraniano do Parque Tingui, em um ato pela paz. O ato de apoio à Ucrânia ganhou o nome de “Rezemos pela Paz”. Os representantes discursaram contra a invasão da Rússia ao território ucraniano e pediu o fim dos conflitos.

+Leia mais! Impressionante! Vídeo mostra tanque atropelando carro nos arredores da capital da Ucrânia

A ação contou com a presença do prefeito Rafael Greca e foi realizada pelas igrejas ucranianas de Curitiba, sociedades de cultura ucraniana (SUBRAS e Clube Poltava) e Representação Central Ucraniano-Brasileira (RCUB). “Vocês são a nossa gente, nosso povo transplantado desde o leste europeu.  Afirmamos nossa solidariedade e pedimos pela paz”, disse o prefeito.

Os participantes vestiram as típicas camisas bordadas, camisetas com dizeres ucranianos e levaram bandeiras e velas. Rezaram e pediram pela paz mundial.

+Viu essa? Tem gente pescando na Linha Verde? Vereador provoca Greca em vídeo de humor e lança um desafio; Assista!

Ucranianos no Paraná

No Brasil, vivem 600 mil descendentes ucranianos, segundo a Representação Central Ucraniano Brasileira. Deste número, 80% vivem no Paraná, em especial em Prudentópolis, União da Vitória e Curitiba. Com o conflito iniciado na madrugada de quinta-feira (24), a comunidade está preocupada com os parentes e amigos que estão no Leste Europeu.

Eles começaram a chegar no país, no fim do século 19, e os estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul são os que mais concentram a comunidade. No Paraná, são dezenas de grupos folclóricos, escolas e grupos de artesãos nos municípios.

Mariana enfrenta João Pedro
Renascer

Mariana enfrenta João Pedro

Blandina manipula Quinota
No Rancho Fundo

Blandina manipula Quinota