Economia e saúde!

Como fazer horta em casa? Especialistas dão dicas pra ter economia e saúde em qualquer lugar

Foto: Gerson Klaina/Tribuna do Paraná.

A velha desculpa que não tem espaço para cultivar uma horta em casa já é coisa do passado. Com a pandemia da Covid-19, muitas pessoas ficaram mais tempo em casa e aproveitaram para fazer a sua própria “feira”. Opções como alface, rabanete, morango, tomate cereja, cebolinha, espinafre, pimentões e pimentas estão cada vez mais frequentes nas sacadas de condomínios ou mesmo no quintal dos curitibanos.

Uma horta em casa faz bem para a cabeça e também para o bolso, sem citar o lado saudável de uma alimentação sem veneno. O trato com a terra, o plantio e a própria espera do alimento trazem inúmeros benefícios para quem inicia na lavoura e qualquer espaço é bem-vindo.

Paulo Hidalgo, coordenador estadual de Olericultura do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná-Iapar-Emater (IDR-PR), relata que o interessado precisa ter em mente que a principal condição é ter uma boa luminosidade para que o cultivo cresça. “Estamos em um mundo de apartamento e precisa ter sol. Arrume terra vegetal e não abuse da água. Choveu, não regue. Não deixe na sombra, pois o que faz a produção é o sol. Em pequenos espaços como em sacadas, a salsinha e a cebolinha são perfeitos”, disse Paulo Hidalgo.

+Leia mais! Litoral do PR “sonha” com a ponte de Guaratuba, nova orla de Matinhos e obras prometidas por Ratinho Jr.

De acordo com o especialista, alguns produtos são mais recomendados para quem reside em apartamento ou que possui em pequeno espaço em um jardim (veja lista abaixo). “Não tenha receio de começar, pois é simples. Uma dica legal é unir as hortaliças com flores. Vai ficar lindo”, reforçou o coordenador.

Alface, cebolinha e salsinha são os campeões

Em floriculturas ou mesmo em lojas agropecuárias, a procura por sementes ou mudas cresceu mais de 50% na pandemia da covid-19. Com receio de ir comprar, as pessoas começaram a plantar dentro de casa. Samuel Bini, proprietário da Orquiflores, estabelecimento localizado no bairro Bacacheri, reforça que os clientes seguem buscando alternativas para o plantio. “Ano passado vendia o dobro em relação a 2021, mas segue saindo bem. Alface, cebolinha e salsinha são os campeões e tem ainda o jiló, pimenta, pimentão, pepino e outros produtos. O valor para o cliente é de R$ 3 a dúzia e isso ajuda também”, comentou Samuel.

"Procura por sementes ou mudas cresceu mais de 50% na pandemia da covid-19", disse Samuel Bini, proprietário de uma floricultura no Bacacheri, em Curitiba.
“Procura por sementes ou mudas cresceu mais de 50% na pandemia da covid-19”, disse Samuel Bini, proprietário de uma floricultura no Bacacheri, em Curitiba. Foto: Gerson Klaina/Tribuna do Paraná.

Dicas de hortaliças

O coordenador do Emater sugeriu alguns cultivos que não irão dar trabalho e dicas. “O tomate cereja dá em todos os espaços. Importante definir que isso venha a ser um hobby e que fará um bem demais para a pessoa”, valorizou Paulo.

+Leia mais! Corpo de Amanda Albach é enterrado na RMC; Jovem foi obrigada a gravar mensagem antes de ser morta

Cebolinha

Foto: Gerson Klaina/Tribuna do Paraná.

Seu cultivo, normalmente, é feito por meio de mudas. As cebolinhas crescem em quintais, jardins, jarros ou hortas verticais. Quando plantadas em canteiros, as mudas devem ser plantadas distantes 7 cm uma da outra e, em fileiras, distantes 40 cm. Um dos segredos é o corte, que deve ser de aproximadamente 5 cm acima das raízes e plante. Quando em vaso não precisa ser grande já que a cebolinha não cria raízes muito profundas.

Corte a cebolinha sempre na base, isso evitará o secamento das hastes e uma brotação mais sadia.

Alface

É uma verdura que tem bom desenvolvimento em casa, cresce rapidamente e se adaptam perfeitamente aos diversos meios de plantio, jardins, jarros e hortas verticais.

Pode-se plantar as sementes diretamente no solo, colocar 3 sementes e, quando estiverem com 5 a 8 cm, deixe apenas uma planta.

Uma opção é coletar apenas as folhas de que se vai consumir. Desta forma, a planta vai durar muito mais tempo. Após retirada as folhas podem-se também cortar e plantar o talo.

+Leia mais! Terceira dose contra a covid pode ter efeitos colaterais. Saiba quais são

Rabanetes

Plantar rabanetes em casa também é muito simples. As sementes são semeadas diretamente no solo. O espaçamento entre plantas deve ser de 10 cm entre linhas e 5 cm entre plantas.

Morangos

As plantas de morango podem ser consumidas diretamente da planta. Ponha uma planta de morango por vaso ou no canteiro separada 30 a 40 cm. Quando apareceram brotos de 5 cm ou mais, podem ser transplantados para que se enraíze e reproduza novas plantas.

Tomate cereja

Os tomates desta variedade crescem em todos os ambientes. Quando a planta crescer e começar a frutificar, é recomendado amarrar os galhos em um tutor para que não se quebrem devido ao peso.

+Viu essa? Litoral do PR “sonha” com a ponte de Guaratuba, nova orla de Matinhos e obras prometidas por Ratinho Jr.

Pimentas e Pimentões

Retire as dementes dos frutos ou adquira as sementes comercializadas em casas do ramo. Após plantadas as sementes, a germinação ocorrerá de 10 a 15 dias após o plantio e as mudinhas devem ser transplantadas para o lugar definitivo quando apresentarem cerca de 6 folhas, de 40 a 60 dias após a semeadura.

NÃO ESQUEÇA!

Lembre da luz e água. As hortaliças necessitam de luz solar direta ao menos por algumas horas diariamente e precisam ser irrigadas com frequência para que o solo seja mantido úmido, mas sem que fique encharcado.

Moema tenta convencer Rudá a ficar no Brasil
Mania de Você

Moema tenta convencer Rudá a ficar no Brasil

Clarice sente dor de cabeça
Garota do Momento

Clarice sente dor de cabeça

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna