Com o anúncio dos 23 convocados do técnico Tite segunda-feira (14), o comércio de Curitiba virou a chave do Dia das Mães para a Copa do Mundo da Rússia. A menos de um mês do Mundial, as vitrines e fachadas das lojas começam a se “vestir” de verde e amarelo.
André Apolinário, 39 anos, gerente da Comercial Embalagens, na Rua que fica Rua Sete de Setembro, nas proximidades do Mercado Municipal, no Centro, começou a mudar o visual da loja segunda-feira.
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Produtos como vuvuzelas, botons, bandeirinhas do Brasil para carro, chapéus e bandeirolas dos países que disputam o Mundial já aparecem na fachada e ocupam as prateleiras da frente, dividindo espaço com materiais de festa junina. “Em anos de Copa, festa junina e futebol caminham juntos”, explica o gerente.
Segundo Apolinário, há dois momentos específicos na comercialização dos produtos relacionados à Copa. “Agora, os clientes são os donos de estabelecimentos comerciais que planejam decorar seus espaços e vendedores ambulantes que querem uma renda extra. Depois que a Copa começa, os torcedores aparecem em peso e resolvem fazer compras no impulso”, explica o comerciante.
E, nesta Copa, ainda há outro atrativo: vai coincidir com o período de festa junina. “ É a hora da festa junina, no dia do jogo do Brasil, e dos churrascos em verde-amarelo com amigos. E quanto mais longe vai a seleção , mais o comércio sente o reflexo da boa campanha”, enfatiza Apolinário.
Comércio do Centro
No Calçadão da Rua XV de Novembro, quase não se nota o clima de Copa. Não há decoração verde-amarela, poucas lojas têm produtos expostos, mas o ambiente deve se transformar em breve. Quem garante é a vendedora Tatiana Guzman, 19 anos, que trabalha na Casa Mil Coisas, na Rua XV.
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“Pensando na convocação do Tite, nós mudamos o local dos produtos do Brasil neste último fim de semana, puxando alguns itens para a frente da loja. Também já nos planejamos para decorar a fachada com as cores da seleção, mas isso deve acontecer mais perto da Copa”, conta Tatiana, ressaltando que haverá divisão de espaço entre os produtos de futebol e de festa junina.
Para os funcionários das lojas, o Mundial da Rússia já empolga. “A gente está empolgado e acredita que o comércio será movimentado”, aposta o vendedor Rodrigo Passalia, 24, já soltando o palpite de quem leva a taça. “Este ano, o hexa é nosso”.
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