Não pode!

Comerciantes vendem pinhão ilegalmente em Curitiba; Lei prevê multa

pinhão venda
Foto: Colaboração

Comerciantes na região central de Curitiba já começaram a ofertar pinhão para os clientes, mesmo duas semanas antes do prazo legal para a venda no Paraná. Um leitor da Tribuna flagrou, nesta quinta-feira (17), uma barraquinha informando o preço por lata das sementes. A data permitida por lei para a venda é 1.º de abril. Até mesmo o transporte está proibido até esta data. O registro, em foto, foi feito na Rua Marechal Deodoro, esquina com a Travessa da Lapa.

A lei estadual determina o início do mês de abril para a colheita com o objetivo de permitir que o pinhão se desenvolva de maneira mais completa e sua reprodução não seja prejudicada.

+ Leia mais: Captura do caranguejo-uçá está proibida no Paraná até novembro

Se a recolhida for feita antes do tempo, ainda no período de defeso, o desenvolvimento da pinha fica prejudicada, o que afeta a qualidade do produto e o sustento das famílias que vendem a semente.

Multa

De acordo com as normas ambientais, a pessoa que for flagrada na venda, transporte ou no armazenamento do pinhão antes de 1.º de abril está sujeita a responder a processos administrativo e criminal, além de receber auto de infração ambiental e multa de R$ 300,00 para cada 60 quilos de pinhão.

LEIA TAMBÉM:

>> Cachorro é resgatado em parque de Curitiba pela GM após cair em ribanceira

>> Captura do caranguejo-uçá está proibida no Paraná até novembro

As denúncias sobre a venda irregular de pinhão e demais infrações ambientais podem ser feitas no link “Fale Conosco”, no site do Instituto Água e Terra (IAT), pelo telefone do IAT Curitiba: (41) 3213-3700 ou regionais do IAT e Polícia Ambiental.

Símbolo do estado

Assim como a gralha-azul e o “leite quente”, o pinhão é símbolo do Paraná e do período de inverno no estado, sinônimo de reunião familiar após o expediente, para se “esquentar” próximo a um fogão à lenha ou lareira. Tradicionalmente preparado sapecado na chapa, ele também é feito na panela de pressão ou mesmo direto no braseiro de uma fogueira.

Moema tenta convencer Rudá a ficar no Brasil
Mania de Você

Moema tenta convencer Rudá a ficar no Brasil

Clarice sente dor de cabeça
Garota do Momento

Clarice sente dor de cabeça

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna