Operação!

Com ajuda de satélite, PF flagra exploração ilegal coladinho com Curitiba

Operação da PF ocorreu ao lado de Curitiba após flagras feitos por satélites.
Operação da PF ocorreu ao lado de Curitiba após flagras feitos por satélites. Foto: Divulgação/PF.

A Polícia Federal deflagrou nesta quarta-feira (27) a Operação Poligonal IV, com o objetivo de combater crimes contra o meio ambiente detectados na região metropolitana de Curitiba. Cerca de 40 policiais federais cumprem 7 mandados de busca e apreensão, em São José dos Pinhais e Araucária.

 A ação decorre de mapeamento de riscos ambientais, por meio de análise de imagens de satélite de alta resolução obtidas pela constelação PlanetScope, composta por mais de 130 satélites e disponibilizadas no âmbito do Programa Brasil M.A.I.S, do Ministério da Justiça e Segurança Pública.

+Leia mais! Pedágio “grátis” deve movimentar praias do Paraná no verão e falta d’água preocupa

Os mandados estão sendo cumpridos em áreas poligonais com suspeita de lavra irregular, com o objetivo de se reprimir possíveis delitos contra a ordem econômica e o meio ambiente por conta da extração de minérios em desconformidade com as leis.

“Foram mobilizados 40 policiais federais para cumprir sete mandados de busca e apreensão. Importante ressaltar que para poder extrair bens minerais que são bens da União, conforme constituição, é preciso ter autorização da Agência Nacional de Mineração e também licença de operação pelo órgão ambienta”, explicou o delegado da Polícia Federal Felipe Eduardo Hideo Hayashi, chefe da Delegacia de Repressão a Crimes Contra o Meio Ambiente e Patrimônio Histórico no Paraná.

A exploração de bens minerais da União sem a devida autorização da Agência Nacional de Mineração e licença de operação do órgão ambiental, ou em desacordo com as obrigações impostas, pode ensejar a prisão em flagrante delito, multa, além de medidas administrativas como a paralisação da atividade e ações civis de ressarcimento por danos causados.

Evelyn faz o teste de gravidez
Mania de Você

Evelyn faz o teste de gravidez

Zélia ameaça Maristela
Garota do Momento

Zélia ameaça Maristela

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna