Pilhas, baterias, toners de impressão, embalagens de inseticidas, tintas ou remédios vencidos em casa. Você tem estes itens e precisa descartar? Veja logo abaixo o calendário da coleta de lixo tóxico em Curitiba 2024.

continua após a publicidade

O caminhão permanece nos 25 pontos, sempre próximos a terminais de ônibus, das 7h30 às 15h, de segunda a sábado. O serviço é mensal em cada um dos endereços. O descarte incorreto de lixo tóxico pode causar a contaminação do solo e dos rios da cidade, por isso o material deve ser encaminhado para o destino correto. 

>> Calendário coleta de lixo tóxico em Curitiba

Nesta semana, na terça-feira (9), o caminhão do lixo tóxico estava no bairro Boa Vista, na Rua João Havro, entre as Ruas José Merhy e Carlos de Campos, próximo ao terminal de ônibus. Jorge Benedito de Miranda, morador de Curitiba, aproveitou o dia para descartar lixo tóxico.

“Imprimo o calendário pra sempre saber a data certa do mês que o caminhão vai estar aqui no bairro. É um serviço super interessante, tem coisas que a gente não sabe onde descartar. As pessoas não entendem que precisam descartar corretamente os resíduos”, afirmou o morador que levou lustres estragados para a coleta. “Sempre trago latas de tintas, lâmpadas queimadas, pilhas velhas, eletrônicos estragados e medicamentos vencidos. Gosto de fazer as coisas certas”, completou.

Itens tóxicos mais descartados pelos curitibanos

continua após a publicidade

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente mantém um controle com uma planilha do material que é coletado no caminhão do lixo tóxico. São anotados os nomes dos moradores, com os dados e a quantidade de peso dos resíduos que a pessoa deixou no caminhão.

Em 2023, os curitibanos descartaram 38 toneladas de resíduos tóxicos, além de cerca de 14 mil lâmpadas fluorescentes e 1.800 litros de óleo.

O que descartar no lixo tóxico?

continua após a publicidade

Podem ser levadas quantidades pequenas (até 10kg por pessoa), de domicílios. Embalagens de inseticidas, cola, solventes, além de remédios vencidos, lâmpadas fluorescentes (até 10 unidades), equipamentos eletrônicos portáteis e óleos de origem animal e vegetal (embalados em garrafas PET de 2 litros) são recebidos. 

Os resíduos são encaminhados a um aterro industrial para a destinação correta, conforme o tipo de resíduo. O recolhimento de lixo tóxico é gratuito e realizado desde 1998. 

Cuidados

Até o momento de levar para o caminhão, o lixo tóxico deve ser armazenado em casa, separado do restante do lixo para evitar riscos à saúde e ao meio ambiente.

A separação incorreta, junto com o lixo domiciliar ou reciclável, ou descarte indevido podem causar contaminação do solo, da água e do ar, pela liberação de metais pesados e outros componentes químicos.

O que??

Que absurdo é esse?? Carne de Onça e Barreado entre as piores comidas??

Fã “carne e unha” realiza sonho ao encontrar Fábio Jr. em Curitiba

Pesquisa aponta Ratinho Jr como favorito à presidência em 2026; Quem são os outros?