Coleta de lixo precária em Colombo

Não é só o litoral do Paraná que está sofrendo com a precariedade da coleta de lixo doméstico. Em algumas localidades de Colombo, na Região Metropolitana de Curitiba, o lixo não é recolhido pela prefeitura há cerca de três semanas, segundo relatos dos moradores. A reportagem de O Estado percorreu o município ontem e verificou o acúmulo de sacolas de lixo em frente às residências e aos condomínios.

No Jardim Brasília, a moradora Marta do Vale diz que desde antes do Natal não vê o caminhão recolher o lixo das casas da Rua Quintino Bocaiuva. “O pior são as moscas e o mau cheiro que fica na vizinhança. Acredito que só não está pior porque muitos vizinhos estão viajando”, acredita.

Em frente à casa dela, a caçamba de lixo já está completamente tomada e mais sacolas se acumulam no chão. Nas casas ao lado, a situação é a mesma em todas as cestas de lixo.

Perto dali, as reclamações do morador Moisés Schuindt são parecidas. “Em um ano morando aqui, é a primeira vez que a prefeitura fica tanto tempo sem recolher o lixo”, protesta.

A coleta de lixo está prejudicada há pelo menos dez dias, admite o secretário de Obras de Colombo, José Vicente de Lima. O secretário garante que o serviço não foi interrompido, mas que os transtornos apareceram por causa da falta dos funcionários responsáveis pelo recolhimento.

“Temos 12 caminhões em todo o município com quatro funcionários de coleta em cada, mas esta é uma época em que os funcionários faltam bastante. Só no dia 31 de dezembro, foram 12 pessoas que faltaram ao trabalho”, contabiliza.

Nesta época do ano, a quantidade de lixo produzida pelas residências também aumenta, conforme aponta Lima. A média de Colombo é o recolhimento de 95 a 100 toneladas de lixo ao dia. Nesta semana, esse número subiu para 170 toneladas.

“Cada região recebe a coleta de lixo duas vezes por semana. Se não há pessoal, o caminhão não passa na segunda-feira, por exemplo, e aí só vai passar de novo no fim da mesma semana”, explica o secretário. A previsão é que a situação seja normalizada até terça ou quarta-feira que vem.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna