Pais de alunos, professores e funcionários ficaram revoltados com o que viram quando chegaram, na manhã desta segunda-feira (17), ao Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Baú de Fantasias, na Rua Eliza Simeon Meretika, no bairro Quississana, em São José dos Pinhais, Região Metropolitana de Curitiba (RMC). A escola foi invadida e os vândalos destruíram todas as atividades que estavam expostas, mas não conseguiram levar nada do local.

continua após a publicidade

A ação provavelmente aconteceu no final de semana e só foi descoberta na segunda-feira quando as atividades retornaram. À Tribuna do Paraná, uma professora, que preferiu não se identificar, contou que a ação pode ter sido feita por adolescentes, que invadiram o local e rasgaram todos os desenhos e pinturas dos alunos.

+ APP da Tribuna: as notícias de Curitiba e região e do trio de ferro com muita agilidade e sem pesar na memória do seu celular. Baixe agora e experimente!

Apesar da destruição, nada foi levado da escola. Foto: Colaboração

Trabalhos escolares destruídos

Todo o material foi jogado no pátio da escola e até alguns quadros usados para expor os desenhos foram quebrados. Apesar da situação inusitada, que revoltou os pais que chegavam para trazer os filhos para estudar, nada foi levado da escola, o que fez o prejuízo ser menor.

continua após a publicidade

A Guarda Municipal da cidade foi acionada e a direção do CMEI registrou o boletim de ocorrência da situação. A Polícia Civil deve apurar quem foram os vândalos que invadiram o local. Apesar da sujeira, que precisou de boa parte da manhã para ser limpa, a programação das aulas não foi alterada e a escola funcionou normalmente.

Vândalos ainda deixaram um rastro de sujeira. Foto: Colaboração

Alarme foi acionado

Em nota enviada à Tribuna do Paraná, a Prefeitura de São José dos Pinhais informou que dispõe de alarmes monitorados em todas as unidades municipais de ensino e que, “assim que o alarme disparou no CMEI Baú de Fantasias, uma equipe  da Guarda Municipal foi imediatamente encaminhada ao local da ocorrência”. Ainda de acordo com a administração municipal, a equipe constatou atos de vandalismo no pátio, bebedouro, entre outros, mas, “em contato com a diretora da instituição, naquele momento, ela informou não ter registrado nenhum furto”.

continua após a publicidade

Diante disso, “com o adequado funcionamento dos equipamentos de proteção (alarme, atendimento, deslocamento de equipe), os procedimentos de segurança de rotina foram todos tomados”, conforme relato da prefeitura. Ao final, a administração municipal lamentou o ocorrido, dizendo que, mesmo que a ação não tenha resultado em subtração de patrimônio, o acontecimento “entristeceu a todos, tendo em vista o cuidado e carinho que se espera que a população tenha com os equipamentos da Educação”.

Qualquer informação ou pista que a população tenha sobre a autoria do vandalismo deve ser informado à Guarda Municipal. Não é preciso se identificar, portanto, a denúncia pode ser anônima, e a ligação é gratuita pelos telefones 153 ou 08001530800.

Em três roubos a postos de mesma rede, eles levaram R$ 85 mil; agora foram presos!