A sexta-feira (4) amanheceu sob tensão no prédio histórico da Universidade Federal do Paraná (UFPR), que foi tomado por alunos na noite desta quinta (3). De acordo com alunos, o grupo chegou ao câmpus por volta das 22h30, no horário da saída de aula. Houve muita confusão e um aluno teria ficado ferido.
Nesta manhã, uma grupo de professores conseguiu entrar na unidade para dialogar com os alunos. Foi por volta das 9 horas. Os docentes entraram com uma lista de demandas, pois há uma série de questões que precisam ser resolvidas mesmo em meio a invasão. Além de dois eventos que tiveram de ser transferidos do prédio, o grupo de um laboratório de Psicologia precisa busca diálogo para alimentar os ratos usados em pesquisas.
Mas, antes de entrar, a professora Vera Karam de Chueiri, diretora do curso de Direito da UFPR, reconheceu que as pautas defendidas pelos manifestantes estão fora do alcance da direção. Uma delas questiona a PEC 241, que limita os gastos públicos pelos próximos 20 anos.
Unespar ocpuada
Na manhã desta sexta-feira (4), estudantes da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), Campus de Curitiba II, onde fica a Faculdade de Artes do Paraná (FAP) também ocuparam o prédio. Conforme apurou a Tribuna do Paraná, a ocupação segue pacífica e os jovens apenas estenderam faixas e colaram cartazes pelo prédio. Para evitar conflitos, os funcionários foram todos dispensados. (Lucas Sarzi)