O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu um alerta nesta quarta-feira (12) informando que a Região Metropolitana de Curitiba (RMC) pode ser atingida por uma tempestade causada pelo ciclone extratropical, que se formou no Rio Grande do Sul e no Norte da Argentina.
Além da RMC, o alerta de tempestade se estende para outras regiões do Paraná, como Cianorte, Foz do Iguaçu e General Carneiro. Conforme o comunicado do INMET, a previsão é que a tempestade aconteça entre o final da tarde até a meia-noite desta quarta-feira (12).
>> Atualização! Ciclone extratropical causa estragos em Curitiba; Alerta é de ventos de até 78 km/h
>> Noite pra esquecer! Atleticano tem carro destruído por ventos do ciclone após jogo; Vídeo!
Está prevista chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia para esta quarta. Além disso, podem ocorrer ventos intensos de 40 a 60 km/h e queda de granizo. Apesar do alerta, o Instituto prevê que são baixos os riscos de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos e alagamentos.
LEIA TAMBÉM:
>> Deputados do PR aprovam projetos polêmicos na Alep antes do recesso parlamentar
>> Corte de árvores criminoso em Curitiba é alvo da polícia; empresários foram presos
Na manhã desta terça, o meteorologista do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) Reinaldo Olmar Kneib informou que no litoral do Rio Grande do Sul e na Região Metropolitana de Porto Alegre as rajadas de vento já alcançavam 55 km/h.
O ciclone extratropical também pode causar tempestade em parte de Santa Catarina e no Mato Grosso do Sul nesta quarta-feira.