Uma previsão dos institutos de meteorologia deixaram paranaenses aflitos no final da semana que se encerra. Um sistema de baixa pressão poderia na região Sul poderia causar ciclones extratropicais, bagunçando o clima no Paraná, especialmente na terça-feira (12). A notícia de um ciclone bomba causou apreensão por essas bandas. Na manhã deste sábado (9), no entanto, o cenário mudou.
O Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) afirmou que a atualização dos modelos de previsão descartaram a ocorrência do ciclone bomba. “Ao longo da semana muito se falou dos ciclones extratropicais, porque temos um sistema de baixa pressão que previa também para o dia 12, terça, um cenário mais mais intenso ou até considerado explosivo pela rápida intensificação do sistema. No entanto, temos notícias boas e a formação do ciclone dispersou”, disse Lizando Jacobsen.
+ Amanhecer no Paraná: Vídeo do Pico Paraná feito do Centro de Curitiba encanta
Segundo o Simepar, a formação ainda prevê um ciclone extratropical, mas apenas em alto mar, o que seria normal no caso da passagem de frentes frias. “Os ventos serão mais intensos apenas nas regiões litorâneas”, completou.
A previsão seria de estragos caso o ciclone se formasse no continente, mas o cenário mudou, o que segundo o Simepar, é normal na Primavera. Mesmo assim, fica o alerta. “As condições mudam muito rápido, de um dia para outro. Tanto que os ventos previstos se concentram entre os 55 km/h e 60 km/h. Podem acontecer temporais”.