Tempestades e ventos fortes! Um ciclone bomba deve se formar no Oceano Atlântico, perto do litoral brasileiro, na próxima terça-feira (12).

continua após a publicidade

De acordo como meteorologistas do Climatempo, o sistema não deve atingir diretamente o território brasileiro, mas pode trazer rajadas de vento significativas para regiões próximas à costa do sul do país, afetando principalmente o Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

Em sua intensificação sobre o mar, ventos e chuvas intensas gerados pela baixa pressão podem ser registrados nestes estados, embora a previsão indique que há a possibilidade da chuva não afetar diretamente o Brasil.

O que é um ciclone bomba?

Para que um ciclone seja classificado como ciclone bomba, ele precisa ter uma queda de 24 milibares ou mais em 24 horas. O fenômeno ocorre quando há uma queda rápida da pressão atmosférica no centro de um sistema ciclônico, uma condição conhecida como ciclogênese explosiva.

continua após a publicidade

“Esse processo acontece principalmente em regiões de alta latitude, onde massas de ar muito frias encontram massas de ar mais quentes, criando um forte gradiente de pressão que intensifica o ciclone rapidamente”, explica o boletim da empresa de meteorologia Climatempo.

O avanço das condições do ciclone é monitorado por meteorologistas, com uso de modelos meteorológicos como o GFS (modelo norte-americano) e o ECMWF (modelo europeu).

continua após a publicidade