Nesta quinta-feira, 22 de setembro, diversas ações são realizadas ao redor do mundo em defesa do meio ambiente e da qualidade de vida nas cidades. O Dia Mundial Sem Carro, criado na França, em 1997, vem representando, ao longo desses anos, uma oportunidade de reflexão sobre o excesso do uso de veículos motorizados.
Em Curitiba, cerca de 400 ciclistas participaram da Bicicletada 2016, que teve início por volta das 19h, na Praça de Bolso do Ciclista, Rua São Francisco, Centro.
A idéia é que as pessoas experimentem, pelo menos nesse dia, formas alternativas de mobilidade, como o transporte coletivo ou a bicicleta, descobrindo que é possível se locomover pela cidade sem usar apenas o automóvel.
Montados em suas bikes, os participantes da chamada “Marcha das Bicicletas” deixaram a Praça do Ciclista e seguiram até o Passeio Público, depois foram até o Batel, desceram rumo à Praça Rui Barbosa, para fazer mais uma volta pelo Centro até finalizar a pedalada novamente na Rua São Francisco.
Guardas municipais e agentes da Setran acompanharam o grupo e garantiram a segurança. O evento foi pacífico e reuniu pessoas de todas as idades.