Alerta laranja valendo

Chuvas fortes, ventos de até 100 km/h e granizo devem atingir Curitiba, alerta Inmet

Foto: Divulgação/SEDEST/IAT

Curitiba e outras cidades de quase todo o estado do Paraná estão sob alerta laranja de tempestades (veja mapa abaixo). O aviso, emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) no fim da manhã desta quinta-feira (3), é válido até às 11h de sexta-feira (4). A previsão é de chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos entre 60 e 100 km/h, e ainda, queda de granizo.

LEIA TAMBÉMAraucária provoca capivara de Curitiba sobre aumento na tarifa de ônibus.” Vai pro Barigui fazer umas selfies”

Ainda de acordo com o Inmet, há “risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos”. O alerta vale para outras regiões do Paraná. Veja as áreas que podem ser atingidas pela tempestade:

O alerta laranja é válido para cidades do Paraná e estados vizinhos. Foto: Divulgação/Inmet

Frente fria

Conforme o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), nesta quinta-feira, “o eixo da frente fria que se encontra sobre o oceano, mantém as condições de instabilidade nas diversas regiões do Paraná. Com isso, pancadas de chuva continuam sendo esperadas, podendo vir acompanhadas também de descargas elétricas, principalmente a partir do período da tarde. Risco para desenvolvimento de temporais também se mantém”.

VIU ESSA? Vira-lata caramelo pede socorro pra viatura da PRF na Grande Curitiba

Ainda segundo o Simepar, ao longo da sexta-feira (4), a frente fria que vem influenciando as condições do tempo sobre o Paraná, avança sobre o oceano, se afastando do continente. “No entanto, o cenário de tempo instável ainda se mantém sobre o estado. Chuvas já poderão ocorrer entre a madrugada e a manhã, mas a expectativa continua sendo de aumento da instabilidade a partir do período da tarde. Condições favoráveis para desenvolvimento de tempestades também poderão ser observadas”.

LEIA AINDA – Bairro Água Verde, em Curitiba, fica sem água após rompimento de rede

Em Curitiba, a máxima prevista pelo Simepar é de 27º C nesta quinta-feira e de 26ºC na sexta.

Como se proteger nas tempestades

  • Em caso de rajadas de vento, o Inmet orienta às pessoas a não se abrigarem debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas.
  • Também não se recomenda estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.
  • Evitar usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.
  • Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Fonte: Inmet.

Moema tenta convencer Rudá a ficar no Brasil
Mania de Você

Moema tenta convencer Rudá a ficar no Brasil

Clarice sente dor de cabeça
Garota do Momento

Clarice sente dor de cabeça

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna