O tempo segue instável e a chuva deve continuar atingindo com mais intensidade parte da região Sul do Brasil neste sábado (04). De acordo com a previsão do tempo feita pelo Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), as áreas mais afetadas pelas precipitações devem ser a metade norte do Rio Grande do Sul – região que já está enfrentado muitos problemas devido aos alagamentos, e boa parte de Santa Catarina. Mas e como fica o tempo em Curitiba e no Paraná após esta situação catastrófica registrada no Rio Grande do Sul?

continua após a publicidade

“O escoamento de ar quente e úmido proveniente da região do Paraguai é que alimenta essas nuvens de tempestade na região”, explica o meteorologista do Simepar Lizandro Jacóbsen.

Já no Paraná, Jacóbsen indica chuvas irregulares e menos intensas em comparação com as precipitações registradas na sexta-feira (03). Embora em Curitiba não tenha chovido, onze municípios paranaenses tiveram acumulado superior a 100 milímetros.

A cidade com o maior acumulado, conforme informações do Simepar, foi Francisco Beltrão, onde choveu 191 milímetros nas últimas 24 horas. Em seguida Candói, com 177,4 milímetros e Cruzeiro do Iguaçu, que registrou 158,4 milímetros.

continua após a publicidade

“No Paraná, a tendência de chuva é entre o oeste e sudoeste e, principalmente no centro-sul e parte dos Campos Gerais”, afirma o meteorologista.

Chuva pode causar mais problemas no Sul neste sábado?

Jacóbsen relata que os problemas podem se agravar no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. “Em função de estar voltando a chover com mais intensidade nessas regiões. Pela elevação do nível dos rios, mas como o solo está bastante encharcado, o perigo de deslizamento aumenta bastante”, diz.

continua após a publicidade

No Paraná os problemas devem ser mínimos, garante o meteorologista. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta amarelo, indicando perigo potencial de tempestade, em um pequeno trecho da região sudoeste do estado. O aviso é válido até às 23h59 deste sábado.

O que chama atenção no Paraná é o aquecimento. “O norte paranaense segue muito quente e seco, aliás, com as temperaturas passando dos 35ºC nos termômetros em muitas cidades. Entre os Campo Gerais, Região Metropolitana de Curitiba e Litoral, apesar de ter muitas nuvens, o predomínio será de sol durante a tarde”, destaca o meteorologista.

O norte do Paraná possui um alerta vermelho, também emitido pelo Inmet, que indica grande perigo de onda de calor na região. Cidades como Umuarama e Londrina estão contempladas no aviso.

Fim de semana deve ser de calor em Curitiba e região

De acordo com Jacóbsen, assim como neste sábado, o domingo (05) também deve ter predomínio de sol em Curitiba e região, com mínima de 16ºC e máxima de 28ºC. A previsão para este sábado na capital paranaense indica máxima de 27ºC.

Manda pra Tribuna!

Você conhece pessoas que fazem coisas incríveis, viu alguma irregularidade na sua região? Quer mandar uma foto, vídeo ou fazer uma denúncia? Entre em contato com a gente pelo WhatsApp dos Caçadores de Notícias, pelo número (41) 9 9683-9504. Ah, quando falar com a gente, conte sobre essa matéria aqui! 😉

O que??

Que absurdo é esse?? Carne de Onça e Barreado entre as piores comidas??

Fã “carne e unha” realiza sonho ao encontrar Fábio Jr. em Curitiba

Pesquisa aponta Ratinho Jr como favorito à presidência em 2026; Quem são os outros?