Transtorno!

Chuva e falta de luz provocam falta de água em Curitiba e região; Veja onde

Foto: Jonathan Campos/Arquivo/Gazeta do Povo

As chuvas que atingiram o Paraná nos últimos dias, incluindo a madrugada desta segunda-feira (31), prejudicam o fornecimento de água em diversas cidades do estado. Segundo a Sanepar, a queda de energia e o aumento da turbidez dos sistemas de captação, provocados por temporais, são os principais fatores que afetam o abastecimento.

Na maioria das cidades os problemas são causados por estragos na rede elétrica. A Copel já foi acionada e trabalha para recomposição das redes. Sem produção de água, pode ocorrer desabastecimento em partes das cidades ou em todas as regiões do município.

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Em Curitiba, houve queda de energia na unidade Lamenha Pequena, o que afeta o abastecimento de água em bairros de Curitiba e Almirante Tamandaré, na região metropolitana. A previsão é que a normalização do abastecimento ocorra em torno das 19h.

Os bairros afetados na capital são Butiatuvinha, Lamenha Pequena e Santa Felicidade. Em Almirante Tamandaré, são os bairros Solar Tanguá, Nossa Senhora do Pilar, Tanguá, Colônia Lamenha Grande, Dragão Verde, Nápolis, Lamenha Grande, Santa Maria e Santa Fé.

Até as 13h desta segunda-feira, além de Curitiba e Tamandaré, outros 26 municípios registravam problemas: Figueira, Ibaiti, Conselheiro Mairinck, Siqueira Campos e Santo Antônio da Platina (Norte Pioneiro); Matelândia, Ramilândia, Itaipulândia, Céu Azul, Nova Aurora e Missal (Oeste); Apucarana, Ivaiporã, Califórnia, Cambira, Rondon, São Carlos do Ivaí, Jardim Alegre e Novo Itacolomi (Vale do Ivaí); Guaporema, Lunardelli, Lidianópolis, Jandaia do Sul e Mauá da Serra (Noroeste); Congonhinhas (Norte); e Quarto Centenário (Centro-Oeste).

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Em situações como estas, a orientação é que se faça uso da água, priorizando alimentação e higiene pessoal. A Sanepar lembra que só ficarão sem água os clientes que não têm caixa-d’água no imóvel, conforme recomendação da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). A Companhia sugere que cada imóvel tenha uma caixa-d’água de pelo menos 500 litros. Assim, é possível ter água por 24 horas, no mínimo.

O Serviço de Atendimento ao Cliente Sanepar é feito pelo telefone 0800 200 0115, que funciona 24 horas. Ao ligar, é preciso ter em mãos a conta de água ou o número de sua matrícula.

Para consultar esta e outras informações, utilize o aplicativo para celular Sanepar Mobile ou acesse o site da Sanepar.