A chuva deve continuar intensa em Curitiba durante todo o sábado (20) e, segundo a previsão do Simepar, a temperatura deve cair no domingo. Por conta da chuva, cerca de 2.400 imóveis ficaram sem luz na capital, conforme a Copel – a grande maioria na região do Pilarzinho e Santa Cândida.

continua após a publicidade
Luminárias da casa foram quebrados por conta do raio. Foto: Colaboração.

Um estrondo muito forte assustou Osvaldo Tavares por volta das 9h deste sábado. “Pensei até que um avião tivesse caído”, contou. Passado o susto dele e da filha, que moram nas Mercês, ele percebeu os estragos na casa. Um raio, que ele acredita ter caído em um cedro, fez com que o disjuntor “explodisse”.

“Chegou a pegar fogo”, relatou. Luminárias e até o muro da casa foram quebrados por conta do raio. “É indescritível o susto que levamos”, disse. E, quanto ao prejuízo, Osvaldo comentou que só vai ter uma ideia depois. “Tem que ver se a televisão e outros aparelhos estão funcionando, as tomadas…”.

O condomínio vizinho à residência de Osvaldo também teve danos por conta do raio. O síndico do local, Cezar Augusto Peliki, contou que pelo menos sete dos mais de 100 apartamentos tiveram vidros quebrados. A central de interfone e o portão também deixaram de funcionar.

continua após a publicidade

Cezar não conseguiu falar com todos os moradores justamente por conta da falta de interfone, mas ele não teve relatos de falta de luz, somente de telefone. “Nós temos para-raios funcionando e fazemos a verificação deles todo ano, o que nos dá mais segurança. Mas acho que a carga do raio foi muito intensa”, explicou.

A professora aposentada Roselita Pinheiro, 72 anos, contou que estava fazendo uma oração, quando ouviu um “estrondo assustador”. A filha dela, assustada, achou que tivesse acontecido algo no apartamento, que fica no condomínio da Rua Solimões. A janela de um dos quartos foi quebrada pelo raio. “Sorte que não tinha ninguém lá”, ressaltou Roselita.

Muro também ficou danificado. Foto: Colaboração.
continua após a publicidade

Também no Boqueirão

Conforme a Copel, na região do Pilarzinho e Santa Cândida 2.200 domicílios ficaram sem luz. Outro ponto que ficou sem energia elétrica foi no Boqueirão, onde foram afetadas 200 imóveis. A previsão da companhia era de que até o meio-dia a luz fosse reestabelecida para esses consumidores.

Sem ocorrências pela Defesa Civil

Segundo o Simepar, das 16h de sexta-feira (19) até às 8h deste sábado foram registrados 31 milímetros de chuva e rajadas de vento de aproximadamente 30 km/hora.

Apesar dos registros de falta de luz da Copel – que podem ter sido ocasionados por raios – o plantão e a Central de Operações da Defesa Civil de Curitiba não registrou nenhuma ocorrência até a manhã de hoje.

Equipes da Prefeitura de Curitiba e dos Núcleos Comunitários de Proteção e Defesa Civil (Nupdecs) estão em constante monitoramento, segundo informou a administração municipal.

O condomínio vizinho à residência de Osvaldo também teve danos por conta do raio. Foto: Colaboração.