A forte chuva que caiu em Curitiba na tarde desta quinta-feira (21) causou uma série de problemas pela cidade. Além de inúmeros pontos alagados, o trânsito ficou complicado na região mais central da cidade e em diversos bairros.
De acordo com informações da prefeitura, o volume de chuva entre 15h e 17 horas foi de 118,4 mm na estação do Simepar, no Jardim das Américas, o que equivale a quase 80% do volume normal para o mês de fevereiro. Os ventos chegaram a 51 km/h.
+ Fique esperto! Perdeu as últimas notícias sobre segurança, esportes, celebridades e o resumo das novelas? Clique agora e se atualize com a Tribuna do Paraná!
Após pouco mais de duas horas depois do temporal, a prefeitura divulgou um balanço dos estragos. Cerca de 200 pessoas, entre guardas municipais, técnicos das administrações regionais, agentes do meio ambiente, da FAS e da Defesa Civil municipal, participaram dos trabalhos durante o evento. Foram registrados pelo menos 14 pontos de alagamentos nas ruas e 14 quedas de árvores. Não há registro de feridos, desabrigados nem desalojados.
Além das ruas, seis escolas da cidade também ficaram alagadas. De acordo com a Defesa Civil, foram as Escolas Municipais João Macedo Filho, Arapongas e Papa João XXIII, além dos Centros de Educação Infantis José de Anchieta, Lindóia e Uberlândia.
Os abrigo da Fundação de Assistência Social do Centro e do Parolin também foram alagados. As pessoas foram transferidas para o Centro do Sitio Cercado.
Defesa Civil
Segundo informações da prefeitura, no período entre 15h30 e 16h10, a Defesa Civil da cidade registrou quatro pontos de alagamento, nos bairros Alto da XV, Boqueirão e Pinheirinho. Houve também uma queda de árvore na Rua Francisco Rocha, no Batel.
Trânsito
Acidentes de trânsito estão entre os problemas causados pelo temporal. Na esquina das avenidas Sete de Setembro e Marechal Floriano Peixoto, um biarticulado bateu com um carro, fechando uma das esquinas mais importantes do Centro da cidade. Não há relatos de feridos.
Um ônibus e um carro bateram também na Rua Brigadeiro Franco, entre a Engenheiros Rebouças e a Brasílio Itiberê. Não há relato de feridos. O trânsito ficou complicado na região.
Também no Centro, na esquina da Rua Desembargador Westphalen com a Avenida Visconde de Guarapuava, a galeria de escoamento de água encheu e transbordou, causando danos à estrutura e também ao pavimento da rua. Segundo a Setran, uma equipe técnica da Secretaria Municipal de Obras já vistoriou o local e amanhã serão iniciados os reparos. O trecho foi bloqueado.
CENTRO: Trânsito bloqueado na Rua Des. Westphalen com a Visconde de Guarapuava, devido a erosão na pista. Agentes da Setran orientam o trânsito na região. Vídeo: Setran pic.twitter.com/xU78I3ZkOd
— TrânsitoSetran (@TransitoSetran) February 21, 2019
No Água Verde, uma árvore caiu sobre alguns carros na esquina da Avenida Iguaçu com a Rua Castro Alves. Com a queda, a via ficou fechada por mais de duas horas, até que a planta fosse retirada e o carro retirado da via.
A Defesa Civil de Curitiba divulgou uma lista de ruas e cruzamentos afetados pelos alagamentos:
– Rua Bley Zornig x Paulo Setubal Bairro – Boqueirão
– Rua João Batista Zagonel x Issak Krieger – Boqueirão
– Rua Arnoldo Rudnick – Pinheirinho
– Rua Almirante Tamandaré x Prof. Brandão – Alto da XV
– Rua Ulisses José Ribeiro – Jardim das Américas
– Rua Orlando Alves Chaves – Portão
– Rua João Bettega – próximo da Igreja do Portão
– Bairro Parolin – vários pontos de alagamentos
– Rua Doutor Constante Coelho – Jardim das Américas
– Francisco Derosso – próximo ao BIG Xaxim
– Rua Nossa Senhora da Luz – Jardim Social
– Visconde de Guarapuava próximo à Câmara Municipal – Centro
– Linha Verde alagada perto do Auto Shopping Curitiba
– Avenida Presidente Wenceslau Braz – Parolin
PUCPR
Como fica na beira do Rio Belém, o Campus Curitiba da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) também foi afetada. Além dos estacionamentos, alguns locais dos prédios, como um dos anfiteatros, também ficou embaixo d’água.
Devido aos estragos causados pela chuva, a PUCPR confirmou, ainda na tarde da quinta, que as aulas do dia e da manhã dessa sexta-feira (22) foram canceladas.
Atenção, gente! A PUCPR informa que aulas desta noite (21), do Câmpus Curitiba, foram canceladas devido às fortes chuvas.
— PUCPR (@PUCPR_oficial) February 21, 2019
Falta de luz
A Companhia Paranaense de Energia (Copel), informa que pouquíssimas regiões da cidade foram comprometidas com o fornecimento de energia. De acordo com a Copel, são cerca de 5 mil unidades consumidoras que ficaram sem luz. Isso representa menos de 1% dos imóveis da capital. Ainda assim, semáforos ficaram desligados ou em alerta, o que atrapalhou o trânsito em alguns pontos da cidade.
Tem imagens e vídeos da chuvarada? Mande para a Tribuna. Nosso telefone é (41) 99683-9504
Confira como está o movimento em Curitiba
Chuva causa estragos em Curitiba e região! Carro vai pro ferro-velho, lamentou morador