A chuva que atinge a Grande Curitiba desde a tarde de sexta-feira (19) causa estragos em várias regiões. Na manhã deste domingo (21), relatório divulgado pela prefeitura de Curitiba informa que nenhuma ocorrência foi registrada pela Defesa Civil do município. Já na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), várias ruas de Pinhais, Itaperuçu e Rio Branco do Sul estão alagadas ou tiveram pontos de alagamentos.
De acordo com as informações do Simepar, das 18h de sábado (20) às 10h deste domingo (21), choveu 15 milímetros em Curitiba. Na capital, a Polícia Militar (PM), Corpo de Bombeiros e Defesa Civil estão a postos para atender a qualquer chamado. A chuva continua sendo monitorada.
O que mais preocupa, até o momento, é a região metropolitana. Em São José dos Pinhais, na divisa com Curitiba, o Rio Iguaçu encheu e, até às 21h de sábado, corria risco de transbordar e bloquear uma das ligações entre a cidade metropolitana e a capital. Na manhã deste domingo, como a chuva diminuiu, o rio abaixou e a situação foi controlada, mas continua sendo acompanhada.
Em Rio Branco do Sul, a cerca de 30 quilômetros de Curitiba, a chuva forte ainda é motivo para preocupação. A Rodovia dos Minérios, principal acesso à cidade, pode ser bloqueada por causa do grande volume de água.
Na cidade, vários foram registrados vários pontos de alagamentos. Em pelo menos dois locais a água atingiu casas e acabou com o sábado dos moradores, que precisaram esperar a chuva diminuir para começar a limpeza.
Do outro lado da RMC, em Pinhais, algumas ruas já estão praticamente alagadas por completo. Na manhã deste domingo, moradores das ruas Rua Rio Javari, Rio Tibagi e Rio Cubatão, no bairro Weissópolis, precisaram levantar os móveis e retirar os veículos. A água tomou conta rapidamente, mas até o momento não houve registros de desabrigados.
Em casos de situações que precisem do apoio da Defesa Civil, o telefone para contato, em Curitiba, é o 199. Já nas outras localidades, a orientação é ligar para a Defesa Civil Estadual, pelo (41) 3210-2782. A PM, através do 190, e o Corpo de Bombeiros, pelo 193, também podem ser acionados.
Chuva diminui
De acordo com o Simepar, a chuva deve diminuir durante o dia. No período da tarde, a previsão é de que a intensidade já seja relativamente menor do que a da manhã. Em contrapartida, temperaturas mais baixas são esperadas para o período da noite. A mínima neste domingo é de 5ºC e a máxima não passa dos 15ºC.
Você pode acompanhar a previsão do tempo pelo site da Tribuna do Paraná.