Virou o tempo

Chuva causa pontos de alagamento em Curitiba e região

Depois de uma manhã quente com os termômetros marcando quase 30ºC, a chuva forte pegou muitos curitibanos de surpresa na tarde desta segunda-feira (2). Por volta das 15h30, o céu escureceu e o “mundo caiu” alagando diversas ruas da região central da cidade e dificultando a acessibilidade em outros bairros da capital.

De acordo com Araci de Fátima Ferreira, moradora do Capão Raso, um temporal com chuva de pedras atingiu a região. O mesmo foi visto pela Vivian Oliveira, do bairro Novo Mundo. Já no Capão Raso, na Vila Oficinas e Boa Vista, moradores informaram que o temporal era forte, mas sem granizo.

No entanto, quem sentiu mesmo os resultados da chuva foram os moradores do Centro de Curitiba e também do bairro Xaxim, onde diversas ruas ficaram alagadas, semáforos foram desligados e algumas residências foram afetadas. “Aqui teve muita chuva, vento, e começou a alagar algumas casas. Uma moradora até subiu no telhado”, contou o morador João Paulo, do bairro Xaxim.

Segundo a Defesa Civil de Curitiba, várias situações pontuais como essas foram registradas pela cidade. Porém, não houve necessidade de intervenção, já que as situações foram normalizadas após a tempestade. “A água subiu em alguns pontos e vários semáforos ficaram em alerta pelas ruas da região central, Rebouças, Campina do Siqueira e no Água Verde. Só que, assim que a chuva passou, tudo voltou ao normal”, informou.

Meteorologia

Segundo o Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar), a chuva forte é resultado das temperaturas elevadas, principalmente no período da tarde, que favorecem a rápida formação de nuvens. Por isso, quando a temperatura subir vale a pena preparar o guardachuva porque a previsão será de chuvas de intensidade moderada a forte acompanhada de descargas elétricas.

Chuvas no Paraná

Outras cidades da Região Metropolitana de Curitiba e vários municípios do estado também registraram chuvas fortes durante a tarde. No entanto, de acordo com o soldado Dilvis da Silva Lambaret, da Defesa Civil Estadual, também não ocorreram situações emergenciais com grandes estragos. “O que tivemos foram vários alertas de chuva forte”, comentou.

Mesmo assim, ele informa que a Defesa Civil, em parceria com o Corpo de Bombeiros, está sempre preparada para atender a população dos municípios em caso de necessidade. “Se houver destelhamento, queda de árvore ou alagamentos, basta entrar em contato com a equipe da cidade, que irá até o local, analisará a situação e encaminhará as vítimas para casas de famílias ou abrigos”.

Veja o vídeo: