Exatos 38 anos após o único episódio de neve na história de Curitiba, a população enfrentou ontem o segundo dia mais frio do ano. Segundo o Instituto Tecnológico Simepar, os termômetros marcaram 5,3 graus pela manhã, abaixo apenas dos 4,4 graus registrados no dia 8 de maio. General Carneiro, no sul, teve a menor temperatura do Estado: 1,4 grau. Mas a marca mais baixa de 2013 no Paraná pertence a São Mateus do Sul: -1,5 grau, também em 8 de maio.

continua após a publicidade

A quarta-feira teve ainda registros de geadas fracas nas regiões centro-sul e sul. Em Curitiba, geou com pouca intensidade no Parque Barigui. Apesar da massa de ar frio que chegou ao Estado, derrubando as temperaturas, o dia teve grande variação, pois à tarde a máxima atingiu 22,8 graus, ou seja, uma amplitude térmica de 17,5 graus. Como o ar estava seco, a umidade ficou baixa: 21% na capital. De acordo com o meteorologista Paulo Barbieri, do Simepar, hoje as temperaturas voltam a subir um pouco e não ficam tão baixas como nos dois últimos dias. Para Curitiba, a previsão é de mínima de 8 e máxima de 21 graus.

Neve

Com o afastamento da massa de ar frio, está prevista a chegada de frente fria ao Paraná que provocará chuva a partir de amanhã. “Começa fraca na sexta-feira, mas o fim de semana pode ter chuva mais forte”, avisa Barbieri. E, para o início da semana que vem, é bom já preparar os casacões e roupas de lã. “Segunda e terça o frio volta com mais intensidade e mínimas próximas de 1 grau em Curitiba e previsão até de temperatura negativa no sul do Estado”, destaca o meteorologista. Durante o inverno, que só acaba em 22 de setembro, o Simepar não descarta ocorrência de valores ainda menores do que os previstos para a próxima semana. Mas, pelo menos por enquanto, não há nenhum sinal de neve na região da capital.

continua após a publicidade