Os transtornos causados pela demora das obras para a contenção da encosta na BR-277 ainda devem prosseguir por cerca de 45 dias. Esse é o prazo estipulado pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR), que assumiu os serviços emergenciais em dois dos três trechos da estrada (nos quilômetros 39 e 41) que seguem parcialmente interrompidos desde o final de novembro. As obras no km 41 devem ganhar mais agilidade com a chegada de um guindaste, que começa a operar nesta segunda-feira (09), para trabalhar na contenção do talude danificado.

continua após a publicidade

De acordo com o DER-PR, o primeiro serviço será a limpeza do material solto no talude, acima do paredão rochoso próximo às pistas de rolamento. Neste local, o escorregamento de terra teve início a quase 100 metros de altura.

LEIA TAMBÉM:

>> Paraná nomeia pela primeira vez um comandante negro para a Polícia Militar

continua após a publicidade

>> Nota Paraná: Moradora fatura R$ 1 milhão no primeiro sorteio de 2023

O equipamento ainda será utilizado para teste “bate-choco”, para verificação de materiais soltos e frágeis no talude, e também nas obras de contenção definitiva, com instalação de grampos e telas no local.

continua após a publicidade

O objetivo do DER/PR é evitar que novos escorregamentos ocorram e permitir a liberação do tráfego na rodovia com segurança e mais brevidade possível. A previsão é que estes serviços emergenciais sejam concluídos até o dia 25 de fevereiro, permitindo a liberação total das faixas de tráfego da BR-277 neste local. Estes prazos podem ser modificados conforme as condições climáticas na serra.

Já no km 39, onde o escorregamento atingiu uma área menor, será executado muro de solo-cimento na base do talude, garantindo contenção de materiais eventualmente deslocados pela ação das chuvas

O DER-PR assumiu a responsabilidade pelas obras de recuperação da BR-277 no km 39 e km 41 em dezembro e está no presente no local há cerca de três semanas. Desde então, tem trabalhado para garantir a trafegabilidade do trecho e evitar novos danos, e também realizando as análises e estudos necessários para definir os serviços de recuperação nos pontos atingidos.

Desde o início dos trabalhos o Departamento garantiu a liberação de faixas extras de tráfego para diminuir o congestionamento na rodovia, com instalação de barreiras de concreto New Jersey e disponibilização de sinalização de emergência em todo o local em obras, garantindo a segurança dos usuários. Os serviços estão em andamento sem interrupções desde o último dia 19.

Em 16 de dezembro, o DER-PR firmou um termo de compromisso com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) para execução integral das obras nesses dois trechos da rodovia após o órgão federal alegar não ter os recursos necessários para a execução dos reparos.

Mas o DNIT continua responsável pelas obras no km 42, que foi atingido por uma queda de rochas em outubro, cerca de um mês antes dos deslizamentos nos quilômetros 39 e 41.

O que??

Que absurdo é esse?? Carne de Onça e Barreado entre as piores comidas??

Fã “carne e unha” realiza sonho ao encontrar Fábio Jr. em Curitiba

Pesquisa aponta Ratinho Jr como favorito à presidência em 2026; Quem são os outros?