Com o tema “Sobre as Gentilezas da Vida”, o Cemitério Vertical de Curitiba preparou uma ampla programação para a celebração do Dia de Finados. Até a próxima sexta-feira (03), serão realizadas vivências, missas e apresentações musicais, feira de adoção de pets, arrecadação de recicláveis e campanha de doação de livros.
Obituário: falecimentos e sepultamentos do dia em Curitiba e região
Entre as novidades para este ano estão o Jardim das Gentilezas, a Estação das Doações e o Planetário Urânia. São esperadas para o Dia de Finados mais de 50 mil pessoas que contarão com uma vasta agenda, serviços especiais e a atenção de 250 colaboradores do Cemitério Vertical de Curitiba.
+ Leia mais: Empresário cutuca atacarejo por limitar quantidade de itens por CPF; pode?
Segundo Vanessa Zimkovicz, responsável pelo marketing do Cemitério Vertical, o tema escolhido busca valorizar a cortesia, a consideração, o respeito e a amabilidade em relação aos outros. “Isso envolve tratar as pessoas com bondade e empatia, independentemente das diferenças. A gentileza é o desejo genuíno de ajudar e fazer o bem”, lembra Vanessa.
Ciência, gentileza e solidariedade
O Jardim das Gentilezas funcionará no Dia de Finados (02/11). Em uma tenda montada ao ar livre, os visitantes receberão mensagens de incentivo à prática de gentilezas. Outra novidade é a Estação das Doações, um espaço dedicado para a doação de brinquedos, roupas ou itens não perecíveis que serão destinados ao Instituto Beija-Flor (Colombo) e Lar de Idosos Socorro aos Necessitados do Tarumã. A ciência também ganha espaço com as projeções, de hora em hora, de imagens do Universo no Planetário Urânia.
Causa animal e reciclagem – Na quinta e sexta-feira (dias 02 e 03 de novembro), o Cemitério Vertical de Curitiba em parceria com a organização da We Love Pets e a Associação Entre Patas e Beijos, a Feira Social Pet vai incentivar a adoção responsável de filhotes e também cães adultos resgatados que necessitam de um novo lar.
+ Viu essa? Cracolândia em Curitiba? Situação de rua expõe riscos e traz medo coletivo
Ao lado da Reciclando com Amor, também serão arrecadados recicláveis como tampas plásticas de refrigerante, água, shampoo, leite, sucos, produtos de higiene pessoal e de limpeza, material de escritório; lacres de alumínio; tampas metálicas de azeite, bebidas, doces, conservas, entre outros. Todo o valor das vendas dos recicláveis será revertido para a causa animal.
Em outra ação em prol da causa animal, o Cemitério Vertical e a organização Livros e Latidos arrecadam livros para venda. Toda a renda será revertida para ações a favor dos bichinhos de estimação.
A programação ainda reserva atividades para crianças, apresentação musical, missas ecumênicas e em parceria com a Cruz Vermelha será ofertada aferição de pressão aos visitantes. Todas as atrações terão tradução simultânea em libras e transmissão online nos canais do Cemitério Vertical no YouTube e Facebook.
Estrutura
Inaugurado em 1989, o Cemitério Vertical de Curitiba é considerado uma das maiores e mais estruturadas necrópoles da América Latina. Localizado no bairro Tarumã, em uma área de 64 mil m², o espaço tem capacidade para mais de 113 mil sepultamentos entre lóculos e ossuários. Também possui 04 capelas para velório e no centro do cemitério um anfiteatro com capacidade para 340 pessoas sentadas. Seu quadro conta com mais de 250 colaboradores especializados no atendimento humanizado às famílias.
O Cemitério Vertical fica na Rua Konrad Adenauer, 940 – Tarumã