Covid-19 e H3N2

Casos respiratórios em Curitiba caem pela metade e unidades de saúde voltam ao atendimento de rotina

Foto: Albari Rosa / arquivo Gazeta do Povo.

Doze Unidades de Saúde de Curitiba irão voltar ao atendimento convencional a partir desta segunda-feira (14). A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) avaliou que houve uma redução de quase 55% na procura por postos em relação a doenças respiratórias como a Covid-19 e a gripe H3N2.  

A partir disso, são 22 unidades de saúde que retomam o atendimento de rotina, 17 seguem com a vacinação anticovid e dez delas também com a vacina para crianças. Na quarta-feira (16) mais dez unidades retomam o atendimento de rotina e todas as unidades abrem as salas para as vacinas do Calendário Nacional de Vacinação.

LEIA TAMBÉM:

>> Curitiba convoca novo grupo para vacina de reforço e 2ª dose da próxima semana

>> Venda de cloroquina e ivermectina sobe após explosão da ômicron

A reorganização temporária foi realizada a partir do dia 7 de janeiro, pois a cidade apresentou aumento significativo nos casos de doença respiratórias. O maior volume de atendimentos aconteceu na semana entre 17 e 22 de janeiro com 13.859 atendimentos de sintomáticos. Já na semana passada entre 7 e 10 de fevereiro foram 6.290, queda de 54,6% no número de atendimentos de pessoas com queixas respiratórias. “Com essa regressão da pandemia entendemos que é o momento de retomar os outros atendimentos de saúde que a população demanda, ao mesmo tempo em mantemos as estratégias da campanha de vacinação contra a covid-19”, explicou a secretária municipal da Saúde, Márcia Huçulak.

Vacina para crianças

A partir de segunda-feira (14), crianças de 5 a 11 anos que perderam a data da vacinação contra a covid-19 poderão receber a primeira dose em dez Unidades de Saúde.  Os endereços estão disponíveis no site Imuniza Já.

Casos leves

A SMS orienta, para que as pessoas com sintomas leves, façam o isolamento imediato e caso precise de atendimento ligue para a Central 3350-9000 antes de se deslocar para um serviço de saúde. Por telefone, o caso será avaliado por profissionais da Saúde, que fazem os encaminhamentos necessários e o agendamento de coleta de exame no período correto. A central funciona das 8h às 20h, inclusive aos sábados e domingos.

Confira os atendimentos das Unidades de Saúde

  • Unidades para atendimento de rotina, retirada de medicamentos, acompanhamento de gestantes. Veja quais lugares
  • Unidades de Saúde para vacinação contra a covid-19. Veja os endereços, para vacina de pessoas acima de 12 anos e abaixo de 12 anos.
  • Unidades de Saúde para multivacinação. Confira os endereços
Moema tenta convencer Rudá a ficar no Brasil
Mania de Você

Moema tenta convencer Rudá a ficar no Brasil

Clarice sente dor de cabeça
Garota do Momento

Clarice sente dor de cabeça

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna