Curitiba esteve bastante ensolarada nesta quarta-feira (02). A previsão do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) aponta que a máxima foi de 23ºC. No entanto, quem está em algum ambiente interno pode ter notado que está frio ou, no mínimo, mais fresco do que lá fora.

continua após a publicidade

Essa diferença na temperatura dos ambientes pode ser explicada. Segundo o sócio e consultor de Sustentabilidade da Bloco Base, Iago de Oliveira, isso acontece porque os materiais usados em uma construção possuem uma característica chamada inércia térmica, que significa qual é a dificuldade do material em mudar de temperatura.

LEIA TAMBÉM:

>> Nova Casa noturna é alvo (e palco) de piadas em Curitiba

continua após a publicidade

>> Cinto de segurança poderia ter evitado 90% das mortes em rodovia no PR

“A inércia é positiva. Imagine que hoje está um sol na sua casa. O concreto vai demorar para mudar de temperatura, mas quando a noite chegar e ficar mais frio, a sua casa ainda vai estar em uma temperatura confortável”, explica o engenheiro.

continua após a publicidade

Ou seja, por conta da inércia térmica, a temperatura de dentro de uma residência não vai mudar rapidamente de acordo com o que está lá fora. É por isso que em um dia ensolarado e quente, por exemplo, é possível ter a sensação de que a casa continua fresca, mesmo com a presença do sol forte.

No entanto, Iago comenta que existem alguns materiais que possuem inércia térmica pequena, como o vidro. “Em apartamentos com muito vidro, quem está dentro está muito sujeito ao que está acontecendo lá fora. Esfriou e rapidamente fica frio dentro também. Esse é o pior cenário para apartamentos residenciais”, afirma.

Por isso, o objetivo de uma construção, e também da Bloco Base, é realizar projetos que protejam termicamente os ambientes para que as pessoas que estão no local vivam com conforto.

“A ideia é sempre deixar a temperatura interna em um intervalo confortável. O ideal é conservar o calor de uma forma que ele não seja rapidamente perdido. Mas ao mesmo tempo, quando faz calor, não esquentar de uma vez”, diz o especialista.

De acordo com o engenheiro, é possível conferir como vai ser a temperatura de uma construção desde o início do projeto. E seguir esse passo é ideal para garantir mais conforto no futuro.

Novidade

Flagrantes impressionantes de câmeras de segurança: acidentes chamam atenção

243 kg de drogas apreendidos

Cena de cinema: perseguição é feita de helicóptero no Paraná

Transporte

Terminal de ônibus importante de Curitiba tem novidade; O que vai mudar?


RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.