Usuários do transporte público de Curitiba agora têm a opção de acompanhar toda a movimentação do cartão-transporte pela internet em um extrato eletrônico. Antes da atualização a Urbs disponibilizava apenas o extrato simplificado com os 12 últimos itinerários e para conseguir o extrato completo o passageiro precisava ir até um posto de atendimento. Tudo isso agora está disponível no site da Urbs.
O sistema de bilhetagem eletrônica foi atualizado no começo deste ano. O novo extrato mostra todas as movimentações dos passageiros e ainda o saldo e eventuais débitos. O usuário poderá consultar dias e horários do uso, número das linhas de ônibus em que passou o cartão, prefixo do ônibus (a letra seguida de número que fica nas laterais e traseiras dos ônibus), código da estação-tubo ou do terminal, matrícula do cobrador e as integrações feitas nos trajetos.
Segundo a Urbs, a atualização tem como objetivo facilitar a vida dos passageiros e oferecer mais transparência ao transporte coletivo.
Como acessar?
O caminho do extrato digital é o mesmo da compra de crédito online. No site da Urbs, o usuário deve procurar o espaço Cartão Transporte (na aba utilidades), acessar o ícone Extrato e Compra Online, e fazer login com CPF e senha. Dentro do ícone Créditos, basta procurar por Consultar Informações do Usuário.
Como o extrato é mensal, o cidadão deve preencher no campo de data um período de 30 dias ou inferior. O banco de dados mostra qualquer período desde 2010, de 30 em 30 dias.
O extrato só pode ser consultado por quem possui o cartão Usuário ou Estudante, que é nominal e tem CPF vinculado. Usuários do cartão Avulso não têm como ativar a função. Nesse caso o extrato deverá ser solicitado diretamente na Urbs.
https://www.tribunapr.com.br/noticias/curitiba-regiao/dupla-e-presa-por-fraude-em-app-de-transporte-em-curitiba/