O motorista de um caminhão carregado de ferro conseguiu evitar um grave acidente ao entrar em uma área de escape no km 667,3 da BR-376, em Guaratuba, no litoral do Paraná, na sexta-feira (26).
Segundo a Arteris Sul, concessionária responsável pelo trecho, a carreta com 27 toneladas de ferro adentrou 55 metros no dispositivo de segurança após apresentar pane nos freios. Ninguém saiu ferido.
LEIA TAMBÉM:
>> Imóvel de tradicional hotel do Centro de Curitiba vai a leilão
>> Com 16 mil casos de dengue, Paraná recebe vacina para apenas 30 municípios
Essa área de escape foi inaugurada em 2019, no trecho de descida sentido Santa Catarina. Segundo a concessionária, o investimento foi de aproximadamente R$ 20 milhões no equipamento, destinado a veículos pesados.
Semelhante a Fórmula 1
O conceito desse setor seguro é semelhante as pistas de Fórmula 1. A área de escape tem 1,5 metro de profundidade coberta com argila, que tem a capacidade de parar um veículo pesado em até 150 metros. Existe ainda um guindaste instalado no local, que pode retirar um caminhão em até 40 minutos, livrando a área para uma nova saída de emergência.
Assim que um veículo entra na área de escape, monitorada por câmeras, os operadores do Centro de Controle e Segurança Operacional da concessionária seguem ao local para atender o motorista.