Quando você assistia ao Pica Pau, na infância, certamente achava graça das cenas em que árvores vinham ao chão com uma simples machadada ou depois de serem serradas. Algumas vezes, o próprio protagonista, com o bico, era quem derrubava as toras. Agora, o que parecia coisa de desenho chega a Curitiba em forma de esporte. E com prêmios ao vencedor. O 1º Campeonato de Serra Toco acontece neste sábado (17) na Grilo Gringo, mistura de barbearia e bar que fica no Alto da XV, em Curitiba. O evento é inspirado no woodchopping, que podemos traduzir como “serragem de madeira” ou simplesmente serra toco.
O woodchopping é um esporte que existe desde 1870, quando dois agricultores da Tasmânia, na Austrália, apostaram 25 libras para saber quem derrubaria primeiro uma árvore. O primeiro campeonato aconteceu também na Tasmânia, em 1891, e desde então, o esporte se espalhou pelo mundo, chegando aos Estados Unidos, onde é parte de um campeonato mundial de lenhadores.
O campeonato curitibano nasceu por uma iniciativa dos donos da Grilo Gringo, que queriam fazer algo “desafiador”, como conta Maurício Castro, um dos proprietários do estabelecimento. “A proposta é uma brincadeira, para desafiar quem tem a barba de lenhador a provar que corresponde ao visual”, diz Mauricio. Mas não precisa ter barba para participar e mulheres também podem se inscrever.
Para definir quem serão os vencedores, a casa fará um cálculo que envolve o diâmetro das toras (de eucalipto reflorestado) e o tempo que cada dupla levar para cortá-las. A ideia é evitar injustiças, já que cada pedaço do tronco das árvores, por mais uniformes que elas sejam, tem um diâmetro diferente. A dupla vencedora vai ganhar duas facas Big Bowie e também dois bonés da casa. Além do campeonato, a Grilo Gringo terá também música com um DJ e um food truck, que servirá carnes defumadas ao público que for assistir à competição.
Mauricio Castro adianta que não há nada certo mas que, se o primeiro campeonato tiver uma boa adesão, um segundo pode vir a acontecer. Até o momento, cerca de 15 das 20 duplas previstas já foram fechadas, mas as inscrições ainda estão abertas. “Quanto mais gente, melhor”, diz Maurício. Com visual lumberjack ou não