Moradores do bairro Augusta, em Curitiba, enfrentam problemas frequentemente por causa de caminhões com altura ou carga excedente que passam pela região e arrebentam parte da fiação.
Na manhã de segunda-feira (03) uma carreta com um trator em cima passou e arrebentou boa parte da fiação no cruzamento das ruas Maria Luiza Rossa e Santo Antônio da Platina.
O empresário, Peterson Castro, conta que moradores tentaram alertar o motorista. “Já aconteceu várias vezes, ocorreu hoje com um caminhão que carregava uma escavadeira, o motorista foi orientado que não passaria pela altura. Ele não escutou – e dando risada de quem falava que não iria passar – ele continuou até que rompeu a fiação”.
+ Leia também: Surto de Hepatite A em Curitiba: homens jovens são os mais atingidos
Já a moradora da região Vera Beatriz, relata que “todos ficam sem internet” toda vez que acontece algum acidente do tipo. Como a região é de subidas e descidas, em alguns trechos os veículos encostam na fiação elétrica e acabam arrebentando.
Assista ao vídeo que flagra o momento em que o caminhão passa e arranca os fios:
+ Leia também: Dia Mundial da Bicicleta tem programação gratuita em Curitiba; confira
E aí, prefeitura?
Em nota, a Superintendência de Trânsito de Curitiba (Setran) afirma que “as restrições ao tráfego de caminhões em Curitiba referem-se à tonelagem do veículo, de acordo com o zoneamento da cidade, e não à sua altura”.
+ Leia também: Curitiba abre programação especial de inverno com mais de 90 atrações
No caso da altura, consta no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e na resolução do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), que a altura máxima permitida para veículos, com ou sem carga, é de 4,40 metros. Acima dessa altura, os veículos precisam de uma Autorização Especial de Tráfego (AET).
Exceções também ocorrem em locais como viadutos, pontes, passarelas e trincheiras, onde há sinalização específica com a limitação de altura.