Julgamento nesta terça

Câmara de Curitiba repudia e-mail racista recebido pelo vereador Renato Freitas; manifestantes fazem ato de apoio

Vereador Renato Freitas. Foto: Reprodução/Facebook.

A Câmara Municipal de Curitiba (CMC) se manifestou nesta terça-feira (10) sobre o e-mail em tom racista e violento recebido pelo vereador Renato Freitas (PT), supostamente enviado pelo vereador Sidnei Toaldo (Patriota). Durante a sessão plenária, o presidente da Câmara, Tico Kuzma (Pros), classificou como “inaceitável” e “criminoso” o uso indevido do e-mail institucional do Legislativo para ataques racistas aos vereadores da capital do Paraná.

LEIA TAMBÉM:

>> Conselho de Ética precisa de maioria absoluta pra cassar Renato Freitas

>> Renato Freitas recebe e-mail racista supostamente assinado por vereador, “volta para a senzala”

“Deixo a minha solidariedade ao vereador Renato, ao vereador Herivelto e à vereadora Carol Dartora pelo conteúdo do e-mail. Esta Casa fará de tudo para apurar os fatos e já estamos tomando providências”, garantiu Kuzma.

De acordo com a Câmara, o presidente da Casa informou ter recebido uma manifestação do vereador Renato Freitas denunciando o recebimento do e-mail e outra, de Sidnei Toaldo, negando a autoria da mensagem e prometendo lavrar Boletim de Ocorrência do ocorrido. “A CMC disponibilizará todas as informações necessárias às autoridades para a apuração do ocorrido, com o fim de proteger a segurança de dados de todos os usuários dessa Casa”, afirmou Kuzma.

Também nesta terça-feira, o Conselho de Ética da Câmara Municipal de Curitiba julga o processo de quebra de decoro parlamentar, que pode levar à cassação do mandato do vereador Renato Freitas. Freitas é acusado de invadir a igreja do Rosário, em 05 de fevereiro, em uma manifestação contra o racismo.

Confira a íntegra da manifestação do presidente da CMC:

A Câmara Municipal de Curitiba, em virtude do comunicado recebido pelo Gabinete da Presidência, formalizado pelo Vereador Renato Freitas, onde consta que o mesmo recebeu e-mail, supostamente enviado pelo Vereador Sidnei Toaldo, com palavras injuriosas e desabonatórias, vem, preliminarmente manifestar a indignação quanto ao teor do manifesto.

Cumpre esclarecer que o Vereador Sidnei Toaldo, também em manifesto dirigido à Presidência, nega com veemência a autoria e o envio do referido e-mail e esclarece que esta formalizando Boletim de Ocorrência para apuração do ocorrido e penalização dos autores.

Finalmente, destaco que bem serão disponibilizadas todas as informações necessárias as autoridades para apuração do ocorrido e com o fim de proteger a segurança de dados de todos os usuários desta Casa.”

Ato de apoio

Apoiadores do vereador Renato Freitas (PT) se reúnem em frente à Câmara Municipal de Curitiba, na Praça Eufrásio Correia, no Centro da capital, contra a cassação do mandato do parlamentar. O ato teve início na manhã desta terça-feira.

Com faixas e cartazes contra o racismo, e também, carro de som, os manifestantes afirmam que a cassação do vereador será “uma injustiça” dentro da Câmara. “Cassar o Renato significa a Câmara descer ao nível mais baixo da sua história”, defendia um dos apoiadores, ao microfone. A manifestação tem transmissões feitas e compartilhadas pelas redes sociais.

Moema tenta convencer Rudá a ficar no Brasil
Mania de Você

Moema tenta convencer Rudá a ficar no Brasil

Clarice sente dor de cabeça
Garota do Momento

Clarice sente dor de cabeça

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna