O calor não dá trégua em Curitiba. A cidade segue em alerta laranja de onda de calor pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), nesta quinta-feira (21), junto com outros munícipios do Paraná. Situação que não deve mudar até a próxima segunda-feira (25). Para suportar o calorão, algumas dicas ajudam a refrescar e a preservar a saúde. Confira cinco dicas abaixo!
Hidratação e alimentação leve
Em dias como estes, segundo a nutricionista da Prefeitura de Curitiba Morgiana Maria Kormann, é fundamental cuidar da alimentação e aumentar a ingestão de líquidos – em especial, muita água – para evitar a desidratação. “É importante que a alimentação seja mais leve e saudável”, recomenda a servidora da Secretaria Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (SMSAN).
LEIA MAIS – Paraná em alerta vermelho! Onda de calor nível grande perigo; Cidades perto dos 40ºC
A nutricionista pede também que a população consuma muita fruta e salada, que além de serem ricas em vitaminas, são ótimas para manter a hidratação. “Sucos, sanduíches naturais e saladas são opções saudáveis e de fácil digestão”, completa ela.
VIU ESSA? Parque de Curitiba ganha nova escultura gigante do escultor João Turin
Em Curitiba, estes produtos podem ser adquiridos nos Sacolões da Família, pontos do Nossa Feira e nas Feiras livres, que ocorrem de domingo a domingo, por toda a cidade.
Diversão e refresco na piscina
Se o calor estiver insuportável, uma opção é se refrescar nas piscinas públicas do programa Viva o Sábado. A Prefeitura de Curitiba abre gratuitamente as piscinas para todos e oferece novas opções de lazer, das 13h30 às 17h15, todos os sábados. As inscrições podem ser feitas no Guia Curitiba e ainda há vagas para alguns espaços do município neste fim de semana.
Dicas para suportar o calorão
Confira cinco dicas da nutricionista Morgiana Maria Kormann para manter a saúde durante estes dias de onda de calor.
1. Beba 2 litros de água ou mais por dia
Não espere sentir sede para beber água, isso já é um indicativo de que o corpo está desidratado. Consuma chá de ervas gelado, como hortelã, capim limão e camomila. Ou beba água de coco, que é rica em sais minerais e nutrientes e pode ser considerada um isotônico natural para repor líquidos perdidos pelo suor.
2. Reduza o sal das preparações
Diminua o sal, usando temperos naturais como salsinha, cebolinha, coentro e manjericão. A ingestão do sal faz com que o corpo retenha líquidos, resultando em inchaço e aumento da pressão arterial.
3. Frutas são aliadas
Consuma frutas ao longo do dia. Abacaxi, melão, melancia, laranja, uva e pêssego são ricos em água e ajudam a hidratar.
4. Mastigue!
Mastigue bem! Além de fazer a pessoa apreciar o sabor do alimento, ajuda o corpo a digeri-lo e evita aquela sensação de mal-estar no estômago.
5. Na geladeira
Mantenha sob refrigeração alimentos perecíveis, como queijo branco, embutidos, carnes, patês, tortas e bolos recheados. Prepare os alimentos o mais próximo possível do horário em que serão consumidos e as sobras devem ser guardadas imediatamente na geladeira.