Famílias que ocupam a calçada da Rua João Dembinski, no bairro Fazendinha, em Curitiba, desde o ano passado, poderão ser retiradas do local, sob força de um mandado de reintegração de posse, ainda esta semana.

continua após a publicidade

Ontem, a 4.ª Vara da Fazenda Pública de Curitiba atendeu ao pedido da prefeitura da capital e emitiu o pedido de reintegração de posse do local. Caso a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) não cumpra a reintegração até o dia 5 (próxima sexta-feira), poderá receber uma multa de R$ 10 mil diários.

O pedido foi da prefeitura porque se trata de uma calçada. De acordo com a assessoria da Sesp, o documento já chegou na secretaria, mas ainda não há uma data prevista para cumprimento do mandado.

Ainda segundo a assessoria, de um modo geral a Sesp negocia com os ocupantes, para só então retirá-los do local. A prefeitura de Curitiba, por sua vez, informou que não vai se manifestar sobre o caso.

continua após a publicidade

A advogada da ONG Terra de Direitos, que acompanha e apóia as famílias desde o início primeiramente as famílias ocuparam um terreno particular, mas foram retiradas de lá também sob força de um mandado judicial, e somente depois foram para a calçada Carolina Alves, disse que a entidade já não é mais defensora oficial das famílias, mas vai continuar prestando assistência a elas.

“Se por acaso a ordem for cumprida, vamos buscar uma articulação com os movimentos sociais para ver o que podemos fazer. Se for preciso vamos ao Ministério Público. O principal problema é que aquelas famílias não têm para onde ir”, afirmou. Depois da desocupação do terreno, muitas famílias desistiram do movimento.

continua após a publicidade