Atração

Caiobá recebe mundial de beach tennis no próximo fim de semana

Caiobá recebe mundial de beach tennis com mais de 600 atletas - Foto: Esporte Paraná

Entre os dias 10 e 13 de fevereiro, a praia de Caiobá, em Matinhos, será a sede do Mundial de Beach Tennis. A competição acontecerá na Arena de Caiobá, do projeto Verão Paraná – Viva a Vida, e faz parte do calendário dos Jogos de Aventura e Natureza. Mais de 600 atletas estão confirmados no evento.

Os atletas melhores ranqueados do mundo já confirmaram presença, entre eles italianos, russos, espanhóis e brasileiros. A modalidade é regida pela Federação Internacional de Tênis e já faz parte dos Jogos Mundiais de Praia, do Comitê Olímpico Internacional. 

+ Leia mais: Pizzaria pode cobrar a pizza com base no sabor mais caro? Claudia Silvano responde!

Esta é a única etapa de 2022 confirmada no Paraná até o momento. O Brasil deve sediar mais de 15 torneios com premiação igual ou superior a US$ 15 mil, incluindo dois eventos Sand Series – equivalentes aos Grand Slams do tênis, além da Copa do Mundo de seleções. 

Serão mais de 500 atletas inscritos na BT10 (Amador), divididos em duplas mistas e também masculino/feminino; categorias A, B, C, D e E, além da 40+ e 50+. Na BT200 (Campeonato Pró) são cerca de 120 que disputarão desde a fase de qualificação até a grande final, no domingo (13).

A modalidade

O beach tennis é atualmente uma das modalidades que mais crescem no Brasil, com sua dinâmica reunindo movimentos e contagem similares ao tênis, quadra de vôlei de praia, raquetes parecidas com as do paddle e uma rede a 1,70 metro do solo. Criado em 1978 em Ravenna, Norte da Itália, ganhou o mundo nos últimos anos, principalmente depois da chegada ao Brasil, em 2008.

Por aqui, conquistou milhares de jogadores amadores, se consolidado em praças como o Rio de Janeiro, Paraná, interior de São Paulo e toda a região Sul do país, ganhando cada vez mais adeptos, graças à forte influência do seu crescimento exponencial na cidade de São Paulo. Atualmente, Itália e Brasil são as grandes potências mundiais, sendo o nosso país tetracampeão da Copa do Mundo e heptacampeão da Copa Pan-Americana de seleções. 

+ Veja também: Furto e vandalismo em paróquia assustam comunidade. “Um desrespeito com as imagens sagradas”

O Paraná é uma das maiores potências do beach tennis nacional, junto com Rio de Janeiro, São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. No nosso Estado, o esporte se desenvolve principalmente em Curitiba, Maringá, Londrina, Rolândia, Paranavaí e Caiobá. O campeonato estadual é um dos mais fortes do país, reunindo cerca de 350 atletas nas etapas regionais. O circuito brasileiro amador, realizado em paralelo a torneios do circuito mundial profissional, já teve etapas realizadas em Curitiba, Matinhos e Arapongas.

Febre do Beach tennis

Não é só no litoral que o Beach Tennis virou febre. Em Curitiba, diversas academias especializadas no esporte foram abertas nos últimos anos, dando espaço na capital para os chamados esportes de areia.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna