Uma denúncia anônima levou uma equipe da Delegacia do Meio Ambiente a um canil clandestino em Piraquara, Região Metropolitana de Curitiba (RMC) nesta terça-feira (2). No local, que era mantido sem nenhuma autorização, os policiais encontraram 14 cães de raça em péssimas situações, machucados e muito doentes. O dono do canil foi encaminhado à delegacia, mas não ficou preso.
+Leia também: Denúncia faz polícia achar ‘cemitério’ de motos roubadas na CIC
Conforme o delegado Matheus Laiola, a denúncia informava que o canil não tinha autorização e, por isso, foi preciso apurar a situação antes de deflagrar uma operação policial. “Entramos em contato com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Piraquara, confirmamos a denúncia e combinamos o deslocamento. Ao chegar, nos impressionamos com a forma que encontramos estes cães, que estavam em péssimas condições, muito machucados, muito doentes”.
No canil, que ficava no bairro Chantecler, região rural de Piraquara, foram apreendidos nove cães da raça Border Collie e cinco Golden Retriever. Conforme o delegado, apesar de estar atuando há alguns meses já à frente da delegacia especializada no combate aos maus-tratos aos animais, surpreendeu a situação dos bichos. “É uma situação comove até a gente, porque não nos acostumamos com o que vimos. É muito triste”.
O dono do canil, um idoso de 62 anos, foi detido em flagrante pelo crime de maus-tratos. Ele foi encaminhado à Delegacia de Piraquara, mas não ficou preso. “Infelizmente, por este crime, não temos como mantê-lo preso. Mas ele assinou o termo circunstanciado e vai responder sim pelo que estava fazendo”, explicou o delegado.
Os cães, todos bem machucados, foram recolhidos. “Eles foram encaminhados diretamente a uma ONG, que já está fazendo o tratamento veterinário”, detalhou o delegado. Depois que forem recuperados, os animais provavelmente vão ser destinados a adoção. Veja o vídeo publicado pela ONG:
Denunciar é importante!
O delegado Matheus Laiola reforçou que as denúncias são importantíssimas para que a polícia chegue até estes espaços, pois é a população que sabe o que acontece perto de casa. “Desde quando assumi a delegacia já fizemos dezenas de fiscalizações. Infelizmente continuamos encontrando situações de maus-tratos e é por isso que vamos continuar estes trabalhos, para tentar diminuir essa prática que continua na região. Por isso, denuncie sim”, destacou. O contato da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente é o (41) 3251-6200. Também pode ser feito contato através do Instagram.
+ Fique esperto! Perdeu as últimas notícias sobre segurança, esportes, celebridades e o resumo das novelas? Clique agora e se atualize com a Tribuna do Paraná!
Denúncia de maus-tratos deixa pais em pânico e causa debandada em escola