Operações emergenciais

Cães da polícia fazem treinamento inédito em aeronaves no Paraná

Cães farejadores da Polícia Civil do Paraná fazem treinamento em aeronave
Dez cães da polícia participar de treinamento pela 1ª vez. Foto: Renata Bohrer/PCPR

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) realizou nesta quarta-feira (19) um treinamento aéreo para preparar cães farejadores em operações emergenciais. Cinco policiais civis e dez cães participaram da instrução, que teve como foco a ambientação dos animais com as aeronaves da corporação. 

Esta é a primeira vez que a ambientação e a socialização dos cães com as aeronaves é realizada no âmbito da PCPR. A medida busca integrar as unidades para garantir uma resposta mais rápida em casos emergenciais em qualquer região do estado.

De acordo com a delegada-chefe da Divisão Estadual de Narcóticos (Denarc) e Núcleo de Operações com Cães (NOC), Ana Cristina Ferreira, a ambientação dos cães com as aeronaves é essencial, pois permite com que eles se desloquem com segurança e maior tranquilidade. 

“O treinamento possibilitará que, em situações emergenciais que exigem o uso dos cães policiais, eles sejam transportados com segurança pelo Grupamento de Operações Aéreas (GOA), assegurando uma resposta mais rápida no atendimento das ocorrências”, explica.

A ação permite que tanto os tripulantes da aeronave quanto os policiais condutores dos cães estejam habilitados para realizar o transporte, reduzindo o tempo de resposta da PCPR em operações rápidas que exijam o uso de cães farejadores.

O treinamento também prepara as equipes para o transporte de cães especializados em detecção de drogas, armas e munições. Até o final do ano, novos cães serão integrados ao plantel do NOC para busca de cadáveres e de pessoas desaparecidas e esses serviços deverão ser disponibilizados a todas as unidades da PCPR.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna