A ausência do cobrador de ônibus ainda causa estranheza para alguns passageiros do transporte público de Curitiba. As tradicionais linhas Interbairros II e III estão sem a presença do profissional desde o último dia 15 de abril, e a tarifa é paga por cartão-transporte da Urbs e também cartões de débito e crédito.
Naturalmente, algumas pessoas se surpreendem ainda ao ter a obrigatoriedade de pagar a passagem com cartões. “Eu só tinha dinheiro na mão, fiquei surpreso ao perceber que não tinha o cobrador. Perguntei no ônibus quem poderia passar o cartão para eu pagar em dinheiro para a pessoa”, comentou um passageiro que pediu para não ter o nome divulgado pela reportagem da Tribuna.
Segundo a Urbs, o cartão é opção de pagamento de 80 mil dos passageiros/dia destas linhas do Interbairros. Somente 5,22% pagam com dinheiro. Considerado mais prático e seguro, o cartão ajuda a dar velocidade no embarque, além de diminuir a circulação de dinheiro nos veículos, o que inibe assaltos e roubos. De 2019 a 2022, houve uma queda de 87% nos assaltos.
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Mais linhas sofrerão a mudança
Para o próximo mês, outras linhas do Interbairros também deixarão de aceitar pagamento em dinheiro. “Até a segunda quinzena de maio, terminamos o projeto. As últimas linhas a migrarem serão as Interbairros IV, V e VI”, disse o presidente da Urbs, Ogeny Pedro Maia Neto.
Desde março de 2020, a Urbs vem ampliando o número de linhas que aceitam exclusivamente cartão como pagamento, processo que foi acelerado em 2022. Hoje, das 242 linhas de Curitiba, 239 só aceitam pagamento com cartão.
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Cobradores serão demitidos?
De acordo com a Associação das Empresas de Transportes Coletivos Urbanos (Setransp), a fim de evitar demissões a ideia foi requalificá-los com cursos de motoristas de ônibus ou mesmo uma outra profissão.
“Há duas formas de requalificação. A primeira é interna, dentro da garagem. As empresas têm as suas escolinhas de motoristas e abrem vagas para aqueles cobradores que querem assumir o volante. Além disso, as operadoras possuem parceria com o Sest Senat para a requalificação gratuita em cerca de 60 áreas, com diferentes cargas horárias”, informou em nota a Setransp.
Além dessas opções, a reportagem apurou que alguns cobradores foram deslocados para estações-tubo na cidade.
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